Pai nosso dos crentes está errado?

Que diferença tem do "Pai nosso orado pelos evangélicos, do  [Pai nosso rezado pelos católicos romanos"]?

Embora pareça diferente , mas ambos são bíblicos. Essa semana ouvi de um colega no  trabalho que levantou essa questão que a oração do Pai Nosso dos crentes não era certo.

Onde está a diferença? Qual é o certo?  Vejamos cada um: 

1- Pai nosso rezado por nossos irmãos católicos: [Bíblia Ave Maria católica] São Lucas 11:2-4

1 Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. 2 Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; 3 dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; 4 perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação.

2- Pai nosso orado pelos crentes [evangélicos] [Bíblia Almeida Revisada] Mateus 6:9-13

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; **[porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre]. Amém.


-------->[porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre]. Amém.<---------- font="">
Esta Doxologia  ou louvor parece ter sido uma forma cultural usado pela Igreja durante os primeiros séculos; modelada em orações como a de Davi em 1 Cr. 29:10-13 . Em diversos manuscritos não aparece está Doxologia.  

A oração ensinada como modelo por Jesus é a mesma tanto no evangelho de São Lucas como no evangelho de São Mateus. Única diferença é que a oração adotada pela igreja católica está em Lucas e a orada pelos evangélicos está em Mateus, adotando a aparte da doxologia no final da oração como uma expressão de louvor. Simples assim.

Pb-Josiel Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...