“A restauração do templo"

Ao abrir a Bíblia de forma aleatória (pelo menos até então, eu não sabia que era o Espírito Santo me direcionando), me deparei com o um texto que se encontra em Ezequiel 43:1-9 e tem o seguinte título: “A restauração do templo: a glória do Senhor”. O texto diz:

1 - Então me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente.
2 - E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.
3 - E o aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.
4 - E a glória do Senhor entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente.
5 - E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.
6 - E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um homem se pôs em pé junto de mim.
7 - E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos,
8 - Pondo o seu limiar ao pé do meu limiar, e o seu umbral junto ao meu umbral, e havendo uma parede entre mim e eles; e contaminaram o meu santo nome com as suas abominações que cometiam; por isso eu os consumi na minha ira.
9 - Agora lancem eles para longe de mim a sua prostituição, e os cadáveres dos seus reis, e habitarei no meio deles para sempre.

A princípio, ao lermos o texto, vemos que ele se refere à restauração da casa do Senhor, do local que foi designado para ser o templo onde se ofereceriam os cultos ao Senhor. Mas algo dentro de mim, ao ler esses nove versículos, me fez ter um entendimento mais profundo da palavra, e do sentido de restauração ao qual o Senhor queria falar comigo. 

Senti que Deus estava falando profundamente ao meu coração sobre a restauração do Seu templo, do templo do Espírito Santo. E onde é o maior templo do Senhor? Nosso coração, nosso corpo! E a partir daí, entendi que o Senhor me dizia que é tempo de restaurar o Seu templo; mas não o material e sim o espiritual. É tempo de restaurar meu coração, que é a principal morada do Senhor. É tempo de quebrar barreiras, de se quebrantar e se humilhar aos pés do Senhor. 

É tempo de calar e ouvir suas ordens para que essa restauração aconteça da forma como o Ele deseja, passo a passo, dia após dia. Não é hora de agir, e sim de deixar o Senhor Deus agir dentro de mim. É tempo de limpar o coração de toda impureza que se instalou e tentou criar morada dentro dele; é hora de rever as atitudes, os pensamentos e buscar a santificação que só podemos alcançar por meio de jejum e oração, por meio de intimidade com Deus (Eclesiastes 3:1-8). 

No versículo sete, na primeira parte Ele diz: “E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre;” Acaso pode o Senhor habitar e caminhar por lugares impuros? Acaso pode Ele, diante da magnitude da Sua graça e do Seu poder, ter como Seu templo um local que não seja santo, que ainda não tenha sido restaurado segundo a Sua vontade? É claro que não. 

Se queremos ser templo do Espírito Santo, se queremos ser a morada do Senhor, temos que buscá-lo dia após dia, temos que nos humilhar a Ele em todo o tempo, buscar intimidade com Ele e agirmos segundo o Seu querer e a Sua vontade (I Coríntios 6:19). Ser templo do Espírito Santo não é fácil, requer renúncias, sacrifícios, perdas, lágrimas, joelho no chão, oração. Pagar esse preço para que sejamos restaurados na maioria das vezes é muito difícil. Se derramar diante do Senhor, confessar suas culpas, medos, dores, chorar e abrir o coração pra Deus pode parecer simples, mas não é. 

Às vezes quando paramos para orar não conseguimos pronunciar nenhuma palavra. Mas glórias a Deus que conhece o mais profundo do nosso coração. Mesmo diante de tantas dificuldades, esse é um processo necessário, primordial para que nosso templo, ou seja, nosso coração seja restaurado segundo o querer do Senhor. Ele quer habitar em nós, quer fazer morada em nossos corações, mas como isso seria possível sem sacrifícios de nossa parte? Não seria. 

Deus quer o nosso melhor pra Ele; quer nosso amor, submissão, dedicação, respeito, fé, confiança, intimidade. E não se alcança nada disso sem sacrifício. Mas sabe qual é a melhor parte disso tudo? É que ao final dessa restauração, Deus vai nos olhar de Seu trono e dizer: meu templo está pronto, foi restaurado segundo as minhas ordens e agora, eu posso habitar nele, posso colocar nele vasos de outro e de prata, as mais belas cortinas, o melhor dos altares, pois eu sei que lá haverá continuamente um sacrifício de adoração a mim. 

Queridos, os vasos, as cortinas, são as bênçãos que o Senhor quer entregar em sua mão; Ele quer te dar o melhor, quer realizar os desejos do seu coração, quer te abençoar, te fazer um servo honrado não apenas diante dEle, mas diante dos homens. O altar é um coração novo, puro, fiel ao Senhor, e o sacrifício é você estar continuamente adorando ao Senhor, rendendo graças a louvores a esse Deus quer tem o melhor para cada um de nós. Deus tem promessas para nossas vidas; algumas já reveladas, esperando apenas sua restauração diante do Senhor para sempre cumpridas. 

Se Ele prometeu, Ele vai cumprir, porque Ele não mente, não se arrepende (Números 23:19). Outras ainda encobertas, que o Pai irá te revelar no momento certo. Deixe Deus te restaurar, deixe Ele cuidar da sua vida e do seu coração, para que você possa desfrutar da plenitude do amor e das bênçãos do Senhor para com sua vida. Se coloque hoje, agora, onde você estiver, aos pés do Senhor; permita-se ser restaurado por Ele. 

Permita-se ser um vaso de honra nas mãos do Senhor, para que você possa ser usado para ganhar almas, para ajudar na restauração de outras vidas. Seja hoje mesmo moldado pelas mãos do Senhor, para que você possa ter intimidade com Cristo, ter ouvidos sensíveis a Sua voz, olhos atentos ao Seus sinais. Você verá quão maravilhoso é ter uma vida de comunhão com o Senhor. As bênçãos te seguirão (Deuteronômio 28:2), e seu testemunho ganhará almas para Jesus, pois essa é nossa missão aqui na terra: pregar a palavra de Deus em todos os momentos, a todos, em qualquer lugar.

Que Deus abençoe nossas vidas!!!

Por Camila Souza

Um comentário:

  1. O Espírito Santo falou com vc exatamente da mesma forma que falou comigo quando abri nessa palavra de forma aleatório. Jesus abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...