Canção gospel indicada ao Oscar é desclassificada

Foi a primeira vez na história da premiação que um indicado é removido da disputa
A surpresa e a felicidade de ter uma música gospel concorrendo ao Oscar durou pouco.

A música ‘Alone Yet Not Alone”, parte da trilha sonora do filme de mesmo título, cantada pela missionária Joni Eareckson Tada, primeira canção gospel a concorrer a tal prêmio, foi desclassificada da disputa.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desclassificou a música na semana passada. O motivo? Bruce Broughton, um dos autores da música, decidiu fazer contato com os membros da Academia, de onde sairão os votos do Oscar. Broughton já foi chefe do comitê executivo do departamento Musical da Academia, e continua sendo um membro votante.

Conhecedor do processo, ele sabia que os produtores de ‘Alone Yet Not Alone” não teriam dinheiro para fazer uma campanha em favor da canção. Por isso, o compositor utilizou seus contatos entre os votantes e enviou um e-mail pedindo que os membros da Academia escutassem a música.

Após algumas pessoas denunciarem a tentativa, Cheryl Boone Isaacs, atual presidente da Academia, emitiu um comunicado oficial dias depois: “Não importa o quanto bem-intencionado tenha sido seu comunicado, usar sua posição como antigo chefe e atual membro do comitê executivo para promover sua própria candidatura ao Oscar cria a imagem de uma vantagem injusta”.

Embora assuma que enviou o e-mail, Bruce Broughton se defendeu dizendo: “Eu não pedi a ninguém para votar em mim. Eu não fiz qualquer campanha para o filme. Não fiz nada que fuja das regras”.

Muitos acreditam que tenha sido apenas mais uma atitude preconceituosa pelo fato de se tratar de uma canção gospel, no entanto, a decisão não é revogável.

FéemJesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...