23% dos cristãos britânicos não acreditam na ressurreição de Cristo, diz pesquisa


Imagem ilustrativa. 23% dos cristãos britânicos não acreditam na ressurreição de Cristo. (Foto: Getty Images)


Apenas 57% dos cristãos ativos na Grã-Bretanha acreditam na ressurreição de Jesus Cristo, segundo pesquisa feita para a BBC.

Um quarto dos cristãos na Grã-Bretanha não acreditam na ressurreição de Jesus Cristo, conforme constatou uma pesquisa feita pelo Instituto ComRes.

Durante o estudo, mais de 2 mil adultos britânicos foram entrevistados por telefone em fevereiro de 2017. A pesquisa foi encomendada pela emissora de rádio e televisão BBC para a celebração do Domingo de Ramos.




A pesquisa indicou que 57% dos cristãos ativos (que frequentam a igreja pelo menos uma vez por mês) acreditam na ressurreição de Jesus Cristo conforme relata a versão da Bíblia Sagrada, e apenas 5% não acreditam.

Entre aqueles que se identificam como cristãos, mas não frequentam a igreja regularmente, o número cai para 31% entre os que acreditam na ressurreição de Jesus Cristo e 23% entre os que não acreditam.

Entre o público geral, 17% das pessoas acreditam que Jesus ressuscitou da morte, enquanto 50% não acreditam nos relatos das Escrituras Sagradas.

Os entrevistados também foram questionados sobre o tema vida após a morte, que englobam questões de céu, inferno e reencarnação. Três em cada dez cristãos ​​(31%) não acreditam. Esse número cai para 11% entre os cristãos ativos.

Dentre aqueles que acreditam em vida após a morte, 65% dos entrevistados afirmam que suas almas iriam para o céu ou inferno, enquanto 32% das pessoas acreditam que serão reencarnadas.

Segundo o Rev. David Walker, da Igreja da Inglaterra, a pesquisa mostra que muitos britânicos não são fiéis regulares, mas ainda têm as bases das crenças cristãs. “Isso demonstra a importância das crenças em nossa sociedade, tanto a relevância da alfabetização religiosa como no destaque da religião no discurso público”.

Por outro lado, a professora Linda Woodhead, do Departamento de Política, Filosofia e Religião na Universidade de Lancaster, avalia que a pesquisa confirma a divisão que existe na Grã-Bretanha entre religiosos e seculares.

“Uma proporção significativa dos cristãos não acreditam na vida após a morte, da mesma forma que acontece entre um grande número de não-religiosos”, disse ela. “A crença em vida após a morte persiste inclusive entre os jovens, mas a crença na ressurreição de Cristo, na autoridade da Igreja e na Bíblia estão em declínio”.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...