Relógio do Apocalipse é ajustado em 5 minutos para a meia-noite

O Relógio do Apocalipse aproximou-se mais da meia-noite. Segundo anúncio feito nesta terça-feira pelo Bulletin of the Atomic Scientists, ele agora está cinco minutos para a meia-noite. Um minuto à frente da atualização anterior, feita em 2010.

Criado em 1947 por membros do Bulletin of the Atomic Scientists, em Chicago, o Relógio do Apocalipse (Doomsday Clock, no original) simboliza a contagem de minutos restantes para a meia-noite. No Relógio, a meia-noite representa a guerra nuclear, e a quantidade de minutos que nos separam dela reflete quão perto a humanidade estaria do Juízo Final.

Resultado de ativistas contrários à energia atômica, o Relógio é atualizado de acordo com os esforços observados para eliminar seu uso militar. Desde seu lançamento até hoje, foram realizadas 20 atualizações, baseadas em três índices centrais de medição: tamanho dos arsenais nucleares, mudanças climáticas e biossegurança.


O momento mais crítico da escalada nuclear ocorreu em 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética realizaram diversos testes nucleares em um curto espaço de tempo, e os ponteiros marcaram 11h58. O ápice da tranquilidade se deu 1991, após a assinatura de um tratado de redução dos arsenais atômicos: faltavam então 17 minutos para a meia-noite.



Informações JB On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...