Entre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos vendidos no Brasil são clonados

Gravadora lança sistema inédito
de combate à pirataria
Embora o aumento da venda de músicas por meios digitais pareça anunciar a morte dos CDs para breve, essa forma de distribuição de mídia ainda resiste, especialmente entre as classes mais baixas.

Mas a pirataria no setor fonográfico há anos tem sido uma preocupação em várias esferas produtivas da indústria cultural brasileira. Com um mercado sempre crescente, o chamado segmento gospel tem registrado um novo tipo de crime assustando os empresários do setor. Trata-se não apenas da reprodução ilegal comum nas ruas, mas a verdadeira clonagem de CDs e DVDs que acabam sendo vendidos como originais para lojas.

No segmento evangélico brasileiro, que tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, investigações apontam que entre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos comercializados nas livrarias e lojas especializadas são de produtos clonados.

Repassados como originais ao consumidor final, a margem de lucro é maior, mas os artistas e gravadoras continuam perdendo. Nelson Tristão, diretor da Onimusic, decidiu desenvolver um sistema de monitoramento que permite a fácil identificação se o produto adquirido é falsificado.

O executivo explica que esse sistema foi desenvolvido após a conclusão que os falsificadores de cds e dvds estavam se especializando na “clonagem”, ou seja, produzem o material com o mesmo processo de fabricação industrial legal.

Ele acredita que os produtos clonados invadiram o mercado por conseguirem ludibriar muitos lojistas que os adquiriam sem saber a gravidade do crime que estavam se envolvendo. Porém, também já ficou constatado que alguns atacadistas fizeram “vista grossa” e distribuíram os produtos irregulares aos varejistas visando um lucro maior.

As gravadoras do segmento estão investigando, e a Onimusic pede que os consumidores e profissionais que trabalham na área usem esse novo sistema que chega com a proposta de combater a pirataria. Não apenas isso, mas denunciem, ajudando os artistas e seus ministérios “a viverem dignamente do fruto de seus trabalhos”.

O sistema é bem simples e pode ser conhecido pelo site www.onimusic.com.br você deve clicar em monitoramento de produto, seguir os passos indicados e receber imediatamente a resposta via e-mail. O vídeo abaixo explica melhor como funciona:


Sugerimos a leitura também deste artigo; O crente e os produtos piratas.

Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...