Pobreza preocupa mais que aborto, dizem católicos

Dados estatísticos apontam que católicos que são contra ao aborto são mais liberais quanto a pena de morte

Uma pesquisa recente mostra que os católicos dos Estados Unidos estão mais preocupados com a justiça social do que com assuntos como o aborto, segundo divulgou o Instituto de Pesquisas da Religião Pública.

Os dados apresentados nesta segunda-feira (22) na Pesquisa Valores Americanos 2012 mostra que o foco da população não é o mesmo dos bispos norte-americanos que em suas declarações públicas condenam o aborto e a contracepção artificial.

Os resultados mostram que 60% dos católicos desejam uma atenção maior a questões relacionadas a justiça social em vez do aborto e apenas 31% têm a opinião contrária, preferindo maior discussão para o aborto, deixando de lado a ajuda aos pobres.

O estudo mostrou que essa mudança de prioridades atingiu até mesmo os católicos que vão à igreja uma vez por semana ou mais, um grupo que é considerado mais conservador em questões sociais, dentro dessa parcela da população pesquisada 51% considera que a Igreja precisa dar mais importância para questões sociais.

O coordenador do instituto que realizou a pesquisa, Robert P. Jones, afirmou para mais de 3 mil pessoas foram entrevistas e que os resultados mostraram que o “tal voto católico não existe”.

“Há várias divisões críticas entre os católicos, inclusive uma divisão importante entre os católicos da ‘justiça social’ e os do ‘direito à vida’”, afirmou Jones.

Pena de morte ou prisão perpétua
Outro assunto abordado na pesquisa foi sobre a escolha entre prisão perpétua e a pena de morte. Neste quesito, 57% dos entrevistados escolheram a prisão perpétua sem direitos a sursis, em vez da pena de morte.

Entre os católicos mais conservadores o resultado foi bem parecido, 51% prefere a prisão perpétua e 44% prefere a pena de morte.

“A Igreja claramente tem tido um real impacto nas atitudes dos católicos com relação à pena de morte, especialmente entre os católicos conservadores”, disse E.J. Dionne, pesquisador do Instituto Brookings e coautor do relatório.

Outro dado interessante mostrado pela pesquisa é que os católicos que são mais conservadores em relação ao aborto, são mais liberais em relação a pena de morte. As informações são da Reuters.

GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...