'Desigrejados' estão fora do Corpo ou da denominação?




A condição de ser igrejado ou desigrejado é interior e não depende da sua filiação ou desfiliação da religiosidade institucional.

Se há uma expressão mal escolhida é desigrejados. Ela nasceu de uma compreensão errada do que significa Igreja. O Corpo de Cristo é supra institucional, não denominacional e invulnerável às tentativas humanas de transformá-lo em algo impessoal.

O mesmo erro ocorre por parte dos denominacionalistas, que acreditam, que só faz parte da igreja, quem a elas se filia. Denominação não concede o selo de crente preferencial.

A condição de ser igrejado ou desigrejado é interior e não depende da sua filiação ou desfiliação da religiosidade institucional. Se o Espírito Santo me batizou no Corpo de Cristo (1Co 12.13), então eu sou parte de um organismo vivo com o qual interajo e do qual participo, não importa se atua na visibilidade ou na clandestinidade.

Paulo condenou os que diziam ser de Apolo, de Cefas, de Paulo, mas também colocou no mesmo pacote os que diziam ser de Cristo, ou criadores da surpreendente denominação dos indenominacionais. A mais fechada, agressiva e exclusicista de todas.

Em outras palavras, não mudou nada. Apenas trouxe para fora das instituições as mesmas divisões que havia lá dentro. 

Porque vamos criar algo assim?

Ninguém é desigrejado porque está fora ou dentro de uma instituição, nem é "igrejado" porque está dentro ou fora.

Nenhuma destas opções leva alguém para Cristo, só Jesus Salva.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...