Rio de Janeiro recebe Seminário de Ciências Bíblicas

Evento é promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil
Nos dias 26 e 27 de abril, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) será palco de mais uma edição do Seminário de Ciências Bíblicas. Realizada há mais de uma década, a iniciativa, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

26 DE ABRIL – Das 19h30 às 22h30
Traduções da Bíblia: histórias, princípios e influências – Paulo Teixeira: Aborda os princípios de tradução, de equivalência formal e equivalência funcional ou dinâmica, relacionando os aspectos que influenciaram esses princípios. Entre as razões para o avanço das traduções, destaque para o desenvolvimento, pelas Sociedades Bíblicas Unidas, de edições contendo os textos originais, o engajamento de tradutores nativos e o uso de computadores. Esse trabalho possibilitou a transmissão da mensagem bíblica a milhões de pessoas que antes não podiam ser alcançadas com a Palavra de Deus.
 
Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB.

Dúvidas de Tradução – Denis Timm: O leitor da Bíblia tem sempre o desejo de conhecer mais e melhor os textos sagrados. Por isso lê constantemente, compara traduções e tenta entender o sentido do texto original. Com essa busca, vêm algumas dúvidas. A fim de dirimir algumas delas, o painel aborda as questões mais comuns em torno do Livro Sagrado, entre os quais: Por que a Bíblia é tão difícil de entender? O que determinado termo ou texto quer realmente dizer? Por que o mesmo versículo parece tão diferente, quando comparado entre duas traduções bíblicas? Os textos originais são confiáveis? Qual é a melhor tradução bíblica?
 
Denis Timm: Bacharel em Teologia e em Letras, com especialização em Tradução, é gerente editorial da Sociedade Bíblica do Brasil.

27 DE ABRIL – Das 8h30 às 17h00
A formação do cânon – Paulo Teixeira: A partir do século IV, a palavra cânon, que originalmente significa cana ou junco, passou a identificar também as Escrituras, o conjunto de livros normativos para a fé e a vida dos cristãos. A palestra discorre sobre as duas posições a respeito da formação do cânon – se um processo puramente humano ou obra divina –, recorrendo a vários estudos que confirmam a segunda premissa.
 
Desafios, oportunidades e perspectivas da Causa da Bíblia – Marcos Gladstone: Desde 1804, o movimento de Sociedades Bíblicas tem a missão de apoiar as igrejas cristãs na semeadura da Palavra de Deus. Em mais de dois séculos de atuação, muitos foram os obstáculos vencidos e as vitórias alcançadas. Cada tempo traz seus próprios desafios, oportunidades e perspectivas. Quais dizem respeito à Causa da Biblia no mundo de hoje?
 
A palestra visa analisar esses desafios e refletir sobre as oportunidades do momento atual para realizar a obra bíblica de maneira ainda mais efetiva e eficaz.

Marcos Gladstone: Bacharel em Teologia e Administração de Empresas, com MBA em Marketing, é secretário de Coordenação das Secretarias Regionais.
A missão de levar a Bíblia à Pátria – Marcos Gladstone: Nesta palestra, serão destacados os vários esforços da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para difundir a Bíblia e a sua mensagem. Entre os destaques está a apresentação dos programas sociais da entidade, voltados especialmente para as populações em situação de risco social, e o programa sócio evangelizador, mantido pela SBB há mais de 30 anos.

Seminário de Ciências Bíblicas do Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 e 27 de abril de 2013
Local: Igreja Batista Boa Esperança
Endereço: Estrada das Agulhas Negras, 93 - Campo Grande - 23042-500 – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 26/04 – Das 19h30 às 22h30 / 27/04 – Das 08h30 às 17h00
Investimento: R$ 40,00 ou R$ 25,00 cada (para seminaristas e pastores)

Informações e confirmação de presença:
- Secretaria Regional do Rio de Janeiro - (21) 3203-1999 – 0800 727 8888
- Centro Cultural da Bíblia – (21) 2221.9883
- Pastor Sainclair Magalhães – (21) 3426.2640 – (21) 8816.3725
- Inscrição online: www.sbb.org.br/seminarios

Fonte: SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...