Vídeo com crianças declamando João 3:16 teve 500.000 acessos no Youtube em uma semana
Tim Tebow é o maior fenômeno cultural
nos Estados Unidos nos últimos meses. Cristão dedicado, ele ora antes e
depois dos jogos. Sua pose característica que já fez milhões de pessoas
postarem fotos praticando o que ficou conhecido como “Tebowing”.
Apelidado
de “o Quarterback de Deus”, o jovem filho de missionários escrevia
“João 3:16″ sob os olhos quando ainda jogava pelo time de sua faculdade,
o Florida Gators. Ao chegar à liga profissional da NFL, nesta temporada
teve uma média de lançamentos de 31,6 jardas aéreas.
Na partida contra o Pittsburgh Steelers, acumulou lançamentos totalizando 316 jardas, que garantiram a vitória do seu time.
A
TebowMania tomou conta do Google por alguns dias, onde o termo “316”
ficou no topo da lista de termos mais procurados. Aproveitando esse
movimento, o ministério cristão Focus on the Family veiculou no canal
CBS, durante o jogo Broncos-Patriots, uma das semifinais do campeonato,
um comercial de 40 segundos. Nele, crianças recitam o versículo
bíblico de João 3:16.
Embora
Tim Tebow não seja mencionado no comercial, foi seu sucesso que o
inspirou, disse o porta-voz do Focus, Gary Schneeberger.
A
NFL, a exemplo da FIFA, não permite que mensagens religiosas sejam
exibidas pelos atletas. Por isso, a maneira indireta que o tema passou a
ser comentado despertou o senso de oportunidade da Focu son the Family.
Seu
presidente-executivo, Jim Daly disse: “Deus tem senso de humor, mas
acho que estamos mais interessados nesse esporte do que Deus. Soubemos
que houve cerca de 100 milhões de buscas no Google sobre 316 e pensamos
‘Por que não explicar isso de maneira fácil para as pessoas? Por que
fazer as pessoas saírem da frente da TV para procurar o significado?”
No
final do “comercial” o Focus oferece uma oportunidade de as pessoas
doarem 5 dólares para o ministério com uma simples ligação. Parte dessas
doações ajudaram a custear a transmissão da mensagem durante o jogo.
Também há um site dedicado ao vídeo, onde o usuário pode baixar material
evangelístico e inclusive falar com missionários online.
No
canal oficial da Focus no Youtube, o vídeo já acumula meio milhão de
visitas. Mas as críticas de quem se opõem às mensagens religiosas no
esporte logo surgiram. Muitas organizações acusaram o ministério de
querer “enfiar a religião goela abaixo das pessoas”.
Alguns
defendem que esse tipo de comercial deveria ser proibido, por apelar
para as crianças, algo que a legislação trata de maneira bem rígida no
passado e já proibiu bebidas alcoólicas e cigarros de usarem esse tipo
de imagem em seus comerciais.
Para
Schneeberger, isso é um absurdo ”Quer dizer que está tudo OK se tentam
enfiar salgadinhos goela abaixo das pessoas, os carros, bebidas e tudo
mais? Nós temos o direito de anunciar também”.
A
Focus on the Family é um ministério dedicado ao fortalecimento dos
casamentos e voltado para valores cristãos da família. Além de programas
de rádio, eles produzem filmes e livros com temas evangélicos. Com a
repercussão do comercial nas semifinais, eles estão pensando em
transmitir novamente durante a final do campeonato, o Super Bowl.
Historicamente, essa é a maior audiência de TV do ano.
Porém,
pode não ser tão fácil. No ano passado, o canal Fox Sports recusou-se a
transmitir durante o Super Bowl um comercial que tinha exatamente João
3:16 como tema. A justificativa foi que a rede “não aceita propaganda de
organizações religiosas com o propósito de promover crenças ou práticas
particulares”.
Em
2010, o Focus on the Family já passou por uma reprovação por conta de
um anúncio durante o Super Bowl. O tema era o combate ao aborto e tinha
justamente um testemunho do então semidesconhecido Tim Tebow. A
emissora CBS enfrentou críticas durante meses por ter transmitido e
outras emissoras simplesmente se negaram a fazê-lo.
Assista ao comercial
Fonte: GOSPEL JOVENS
Nenhum comentário:
Postar um comentário