Quem salvou Zaqueu foi Jesus ou a figueira?

E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. Lucas 19:4
Todos nós conhecemos a história de Zaqueu e o modo inteligente e engraçado de conhecer Jesus. Ele queria, porque queria vê-Lo, pois ouvia os milagres que esse Jesus fazia, e soubera de antemão que Jesus havia de passar por ali. Sua vontade era grande de vê-Lo, mais dois impedimentos estavam bem à sua frente; um era a multidão que o impedia chegar perto do Mestre e o outro era no próprio Zaqueu, pois diz a Bíblia que ele era de baixa estatura. O que fazer? Desistir? Nunca!

Desistir não faz parte do dicionário de Zaqueu.  O que fazer para chamar a atenção de Jesus? Olhando mais à frente vê uma figueira brava, ou “sicômoro bravo”, e viu uma possibilidade de ver Jesus, pois subindo nesta árvore teria uma visão privilegiada do Mestre e da comitiva que entrava em sua cidade.

A figueira estava lá bem à sua frente, com um galho propício e aconchegante, tipo um camarote sobre a caravana que se aproximava. Então teve a magnífica ideia que marcaria sua história e de toda a sua casa. Lá Estava Zaqueu sentado em um galho esperando ansiosamente por Cristo, quando, de repente, Jesus passa, olha para cima e diz: desce Zaqueu que hoje convém pousar em sua casa.

Que maravilha! Bem mais que Zaqueu projetou, ele queria ver Jesus. Não só ele viu como Jesus também o viu, e entrou em sua residência. Quando Jesus entra em nossa casa nunca mais seremos o mesmo. Zaqueu mudou de rota, agora aquele chefe dos publicanos, tão mau visto pelos judeus, se converte e a mudança é tamanha que ele mesmo diz para Jesus que restituiria quatro vezes mais o que adquiriu ilicitamente.

O que fez Jesus olhar para Zaqueu? Seria realmente pelo fato dele estar pendurado em uma árvore?

Talvez você diga: “Eu acho que a figueira deu uma forcinha a Zaqueu”. Permita-me discordar totalmente, pois não adiantaria Zaqueu ter subido na árvore se a motivação dele fosse apenas simples curiosidade.  O homem não deve ter apenas curiosidade para ver Jesus, nem o que Jesus pode oferecer de bom. Mas aquele que se aproxima de Jesus deva ser motivado primeiramente em seu coração, arrependendo-se de seus pecados, pronto para seguir o mestre e obedecê-lo. 

Algo por dentro de Zaqueu chamou a atenção de Jesus, foi esse o motivo de Jesus entrar literalmente em sua casa.


"Igreja nem figueira salva ninguém"

Os homens, as multidões, tentam impressionar Deus com esforços humanos, tentam todos os dias fazerem de suas igrejas camarotes apenas como espectadores de Jesus. Tentam impressionarem Deus com suas obras, tentam chamar a atenção de Deus com suas religiosidades. No entanto Deus não se impressiona com estas coisas, Deus vê por dentro a ponto de distinguir um, em meio a multidão. I Samuel 16:7.

Jesus certa ocasião falou sobre o verdadeiro adorador aquele que chama a atenção de Deus. Veja o texto: “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”.  João 4:23.

Embora o homem veja o que está por fora, Deus enxerga o que está por dentro. Jesus enxergava muito mais o que estava por dentro de Zaqueu do que aquele Zaqueu trepado em uma figueira.

Observamos que por onde Cristo passava, juntavam-se multidões. Sem sombra de duvida que em outras situações, a Bíblia não relata, mas podemos conjecturar que pessoas devam ter subido em pedras, nas costas de outras, até mesmo em árvores para ver “aquele tal de Jesus” que por suas mãos realizava tantos milagres. Mas há uma grande diferença entre querer ver Jesus apenas pela curiosidade, do que aceita-Lo de coração, arrepender-se e querer segui-Lo.

Nem sempre é pelo fato de estar em uma figueira, que seremos salvos. Não é pelo simples ato de estar em uma igreja, que iremos garantir salvação. Quantas pessoas são motivadas a ir à igreja com convicções erradas? Quantas pessoas que fazem até grandes esforços, mas não conseguem chamar a atenção de Deus ao seu favor.

Quantos crentes existem nos dias de hoje dizendo: Depois que eu subi naquela figueira minha vida mudou, tinha um carrinho velho, hoje sou um grande empresário. Não foi a figueira que salvou a Zaqueu, mas Jesus quem entrou em sua vida e literalmente na sua casa. Embora aquela figueira proporcionasse a Zaqueu a melhor visão de Jesus, ninguém muda simplesmente pelo fato de estar em uma árvore ou igreja. Quem pensa desta forma, Jesus está passando e nada acontece com elas, continuam sentadas nos galhos confortáveis da religiosidade, sendo “mais um em meio à multidão”.

Quantos crentes que estão décadas dentro da igreja, mas até hoje continuam do mesmo jeito. Tem pessoas que mudam até de figueira, vivem de igreja e igreja, de galho em galho, pois pensam que irão impressionar Jesus por essa atitude.

Zaqueu era pequeno na estatura, mas grande em sinceridade, grande em reconhecer seu estado pecaminoso, grande em querer mudar de vida, grande em restituir o que roubara.

Embora a igreja seja como aquela árvore que te facilite ter esse encontro pessoal com Jesus, não se conforme em apenas ter entrado em uma igreja, ou estar sentado no galho da figueira, deixa Jesus entrar na sua vida e tu verás salvação em sua casa.

Deus vos abençoe ricamente.

Pb Josiel Dias
IEC Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...