"Dia dos Pais" O chamado e vocação de José como homem e pai

"Jesus aprendeu diretamente do Espírito e das Escrituras, mas certamente também aprendeu do exemplo do seu pai José"

Embora seja, sim, filho de Deus, Jesus também foi filho de um homem terreno: José, o carpinteiro. Em dias de comemoração do Dia dos Pais, o pastor Osmar Ludovico da Silva publicou um texto em que destaca o importante papel paterno de José na vida e no ministério de Jesus

"José teve o privilégio único de ser pai (no sentido da paternidade humana) de Jesus Cristo. Pouco pode fazer um pai no nascimento de um filho. Apoiar, cortar o cordão, observar de fora, a cena é toda da mãe. 

Mas, nos momentos que se seguem, nos anos da infância e da adolescência, a presença, os gestos, as atitudes, as palavras do marido e do pai são fundamentais para a estruturação, a proteção e a integridade física e emocional da família", afirma Osmar.

O autor lembra os transtornos familiares que a ausência da figura paterna causa. "Não foi assim na família de José, ele estava presente. Ele foi um dos instrumentos de Deus na formação de Jesus Cristo. 

Sabemos que Jesus aprendeu diretamente do Espírito e das Escrituras, mas certamente também aprendeu do exemplo do seu pai José. O que poderia ter oferecido José a Jesus senão uma paternidade amorosa, presente, protetora, dando o exemplo de amar e servir a Deus com sua própria vida?"

"Certamente Jesus aprendeu com o coração bondoso, abençoador e protetor de José", destaca o pastor ao citar as atitudes do carpinteiro quando descobriu sobre a gravidez de Maria, mas ainda não tinha sido visitado pelo anjo com a notícia sobre a gestação do filho de Deus.

Após passar por dias de fuga e sofrimento, José permaneceu com uma conduta exemplar que merece ser valorizada

"José os levou de volta a Nazaré, sãos e salvos. Ele proveu um lar e, com seu ofício de carpinteiro, sustentou a sua família, inclusive os outros filhos que teve com Maria.
Uma das tragédias de nosso tempo é a da ausência paterna. Muitos filhos crescem órfãos de pais vivos, criados basicamente pela mãe. Pouco contato prolongado, significativo e afetivo entre pais e filhos. José ofereceu presença, proteção, provisão e afeto à sua família. Esse foi seu chamado e vocação como homem."

guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...