Israel levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto

Parceria com Jordânia possibilitará obra
Um plano de Israel e Jordânia pode resultar na construção de um canal entre o Mar Vermelho e o Mar Morto. A proposta foi apresentada em uma conferência na cidade de Aqaba, na Jordânia.

Estavam presentes potenciais investidores, além de representantes dos EUA e do Banco Mundial. O preço estimado do projeto é 400 milhões de dólares.

O gabinete do primeiro-ministro israelense confirmou que o projeto prevê uma planta de dessalinização de água e um aqueduto que levará água do Mar Vermelho até a Jordânia. O excesso de água dessalinizada iria para o mar Morto, que tem visto suas águas diminuem cada ano.

Até o momento, 94 empresas internacionais já pediram a documentação. O governo norte-americano anunciou que irá contribuir com cem milhões de dólares para a execução do projeto.

A maior parte do Mar Morto pertence a Israel desde 1967. A estabilização do nível de água evitaria que ele seque totalmente. A previsão dos cientistas é que, mantida a taxa atual, estaria completamente seco antes de 2050. A água tratada abastecerá os dois países e assim evitar uma seca que afeta a região.

Com informações Sputnik News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...