Crente, vinho e cerveja se misturam?

 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” Provérbios 20.1

No mundão tem música muito conhecida e também muito tocada, principalmente nas regiões onde mais se concentram alcoólatras, que diz mais ou menos assim o seu refrão: Beber, cair e levantar; letra para estes, engraçada, divertida e sugestiva quando conclama eles a irem ao bar, encherem a cara até cair, e se levantar. Voltam e mais uma vez para seguir o ciclo vicioso de beber cair e levantar..

As coisas parecem engraçadas, mas trágicas para as famílias destes que agem desta forma.

Os impios bebem quando estão alegres, bebem por estarem tristes, bebem para terem coragem para praticar algo que não conseguem quando estão sóbrios. Bebem para esquecerem os problemas, em fim tudo é motivo para ir ao bar. Mas quando passa a euforia e todo estado de embriaguez, sobram os problemas, sobra a vergonha para a família, esposa e filhos.

Eu tenho uma história bem conhecida entre “um” membro de nossa família. Quantas vezes eu fui buscá-lo nas valas, nos esgotos, com roupas sujas, e machucado.

Assim trabalha o diabo escravizando homens e mulheres, jovens e até criança que bem cedo copiam seus pais. Entre tantas estratégias diabólica, o vício e a embriaguez é uma de suas, onde muitos caem nesta situação.

A verdadeira Alegria não vem do Álcool

A bebida forte nunca poderá dar a alegria que o ser humano tanto procura, seja ela qual for, não poderá dar paz de espírito ao homem. Nunca a bebida pode fortificar o homem apenas os deixa frágeis e destruídos.

Para crente só um copinho pode?

Para nós servos de Deus e também incluídos, indiretamente, por membros de nossa família dentro deste contexto, vai o conselho do Apóstolo Paulo quando nos sugere a nos embriagar e nos encher do Espírito Santo. Desta bebida somos aconselhados a nos encher, portanto está em seu poder, ser cheio ou não, embriagar-se ou não.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18.

Embora seja muito polêmica a questão de bebidas como vinho e a cerveja pro crente, se pode ou não o cristão tomar apenas um pouco, deixo o meu posicionamento na questão:

É lícito? Me edifica? Vai edificar a minha família? Será que me convém? Vou causar escândalo?

Todas as coisas me são lícitas,mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. .
..1 Coríntios 6:12,

O que a Bíblia diz sobre bebida forte ou embriaguez

É bem verdade que a Bíblia mostra alguns personagens Bíblicos tomando vinho. É bem verdade que até vemos o Apóstolo Paulo aconselhando a Timóteo a tomar um pouco vinho(1 Timóteo 5:23). Mas o problema  não está em um gole de vinho, está na embriaguez. Quem não se lembra de Noé e sua embriaguez?(Gênesis 9:20-21) Se um abismo chama a outro abismo(Salmo 42:7a),  também um copo chama outro copo.

Veja abaixo alguns textos que mostra o desastre da embriaguez

Lucas 21.34 “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”

Isaías 5.11 e 22 “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta! Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte”

I Coríntios 6.10 “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: ... nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”

Provérbios 20.1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio”

Provérbios 21.17 “Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá”

Provérbios 23.20-21 “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”

Provérbios 23.29-35 “Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.”

Romanos 13.13 “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas”

I Pedro 4.3 “Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias”

I Coríntios 6.19 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos”


Por Josiel Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...