"Onda de calor deixa ao menos 500 mortos na Índia"

A maioria das mortes devido às altas temperaturas é registrada entre operários da construção civil, idosos e desabrigados. 

País decreta alarme de calor em várias regiões e se preocupa com incêndios florestais.

Uma onda de intenso calor provocou a morte de ao menos 500 pessoas na Índia. Devido às temperaturas de 48 graus Celsius, somente nos estados de Andhra Pradesh e Telangana morreram mais de 430 pessoas, informou nesta segunda-feira (25/05) o porta-voz do órgão responsável pela gestão de catástrofes.

"A maioria das vítimas é formada por pessoas acima de 50 anos e que estavam expostas diretamente ao sol", disse o funcionário do órgão em Andhra Pradesh. Principalmente os indianos mais pobres estão sendo atingidos pela onda extraordinária de calor.

Segundo as autoridades, a maioria das 539 mortes computadas até agora foi registrada entre trabalhadores da construção civil, idosos e desabrigados de Andhra Pradesh e Telangana. Houve mortes também em Uttar Pradesh, Odisha e Bengala Ocidental.

O serviço de meteorologia decretou alarme de calor em diversas regiões. De acordo com os meteorologistas, a onda de calor vai durar mais uma semana. Também no norte da Índia e na capital, Nova Déli, as pessoas reclamam das altas temperaturas.

Devido ao calor, é grande o perigo de incêndios florestais. Segundo informações da mídia local, as chamas já destruíram 600 hectares de uma floresta de pinheiros no estado indiano de Uttarakhand.

Os meteorologistas preveem que as chuvas de monção deverão atingir a região costeira no próximo dia 31 de maio e trazer algum alívio às altas temperaturas.

CA/dpa/afp/rtr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...