"Onda de calor mata ao menos 1.100 na Índia"

Estados de Andhra Pradesh e Telengana são os mais afetados
— As altas temperaturas do verão na Índia mataram pelo menos 1.100 pessoas no último mês, com a maioria das mortes sendo registradas nos estados sulistas de Andhra Pradesh e Telengana. 

A gravidade da situação fez com que o governo cancelasse licença de médidos para ajudarem no tratamento de doentes. 

Mais de 852 morreram em Andhra Pradesh desde 13 de maio por causas relacionadas ao calor, informou o governo em um comunicado divulgado nesta quarta-feira. 

Na vizinha Telengana, 266 morreram, segundo Bhambal Ram Meena, um funcionário da agência encarregada da gestão de desastres.

Nos últimos dois dias, a temperatura em ambos os estados diminuiu um pouco, mas ainda girava em torno de 45º. Em Nova Délhi, a meteorologia prevê que a temperatura deve permanecer ao redor dos 45º até a próxima semana, o que complicará ainda mais a situação das pessoas que vivem ao ar livre.

Os hospitais permanecem em alerta para tratar as vítimas da onda de calor. As autoridades aconselharam que as pessoas não saiam às ruas e bebam muito líquido. Para muitos indianos, no entanto, ficar dentro de casa não é uma opção.

— Tenho dores de cabeça e, às vezes, febre. Mas (se eu ficar dentro de casa) como vou ganhar dinheiro? — disse o catador de sucata Akhlaq, de 28, morador de Nova Délhi.

Centenas de pessoas, essencialmente as mais pobres, morrem a cada verão na Índia. As chuvas de monção, previstas para atingir a costa sul da Índia em 31 de maio, vai trazer alívio para as altas temperaturas, mas não deve chegar ao Norte do país ainda dentro de várias semanas. 

Por O Globo / Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...