Onda de calor na Índia mata mais de 1.300; veja fotos impressionantes

Uma onda de calor na Índia matou pelo menos 1.371 pessoas nesta semana, quando as temperaturas passaram dos 47ºC, e médicos tiveram as folgas canceladas para ajudar a lidar com os doentes.

Maio e junho são os meses mais quentes do ano na Índia, e é frequente as temperaturas ultrapassarem os 40ºC. Mas os meteorologistas dizem que a quantidade de dias nos quais os termômetros se aproximaram dos 45ºC aumentaram nos últimos 15 anos.

O saldo de mortes nos Estados mais afetados –Andhra Pradesh, no sudeste, e o vizinho Telangana– é mais que o dobro da cifra de um surto de calor mais curto nestes locais no ano passado, declararam autoridades, e a maioria dos mortos é de idosos ou trabalhadores vitimados por insolação ou desidratação.

Só em Andhra Pradesh as mortes chegaram a 1.020, segundo as autoridades, e mortes foram relatadas em pelo menos quatro Estados indianos. As autoridades cancelaram as folgas dos médicos e alertaram as pessoas a não saírem no meio do dia para evitar o pico de calor.

A onda de calor entrou em seu sexto dia em partes do sul do país na quarta-feira. É o dobro do tempo que elas costumam durar, de acordo com Y.K. Reddy, meteorologista do governo sediado em Hyderabad, uma das regiões mais atingidas.











Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...