Estado Islâmico matou ao menos 400 pessoas em Palmira, diz TV síria

Corpos estão pelas ruas, segundo relatos nas redes sociais
Combatentes do Estado Islâmico (EI) assassinaram pelo menos 400 pessoas na cidade de Palmira, na Síria, a maioria mulheres e crianças, afirmou neste domingo (24) a rede de televisão estatal síria.

A informação veio de moradores da cidade antiga, que é conhecida por Tadmur em árabe e possui cerca de 50 mil habitantes.

Ativistas afirmara em redes sociais que centenas de corpos estavam nas ruas, depois que o grupo extremista assumiu o controle da cidade na quarta-feira (20).

"Os terroristas mataram mais de 400 pessoas... mutilaram os corpos com a justificativa de que eles cooperavam com o governo e não seguiam as ordens", afirmou a rede estatal de notícias da Síria.

Alguns dos mortos eram funcionários do governo, incluindo a chefe da enfermaria do hospital e membros de sua família.

Membros do grupo extremista radical postaram vídeos na internet mostrando combatetens entrando de porta em porta de prédios do governo, procurando por soldados e destruindo fotos do presidente Bashar Al-Assad.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) confirmou que algumas pessoas foram decapitadas na cidade, mas divulgou outro número de mortos: pelo menos 217 pessoas desde a tomada da cidade, em 16 de maio.

O OSDH declarou que tem provas da execução de 67 civis, alguns deles crianças, e de 150 membros das forças de segurança sírias, por parte de jihadistas do EI em diferentes lugares da província. Além disso, pelo menos 300 soldados morreram em combates, segundo o órgão.

Patrimônio

A cidade de Palmira é famosa por suas colunas romanas, templos e torres funerárias, vestígios de um brilhante passado. Situada 210 km ao nordeste de Damasco, a "pérola do deserto", considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, é um oásis que viu seu nome aparecer pela primeira há 4.000 anos e foi um local de trânsito das caravanas entre o Golfo e o Mediterrâneo, assim como uma etapa na Rota da Seda.

No sábado, a bandeira do Estado Islâmico foi erguida sobre uma antiga cidadela na cidade histórica, de acordo com fotos postadas na Internet durante a noite por simpatizantes do grupo. "A cidadela de Tadmur está sob o controle do Califado", dizia a legenda de uma das fotos.

Idlib

No noroeste da Síria, bombardeios aéreos do exército sírio matou cerca de 300 e feriu outras centenas de insurgentes, com objetivo de libertar tropas encurraladas em um hospital, segundo a TV estatal. Dezenas de soldados, que estavam presos no local desde abril, foram libertados na sexta-feira.

CpadNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...