Real é uma droga!! Pesquisa mostra que 90% das notas de real contêm cocaína



Uma das explicações para o fato é o grande número de usuários e traficantes que enrolam as notas para aspirarem a droga

Um estudo feito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) revelou que cerca de 90% das notas de real em circulação no Brasil apresentam traços de cocaína. A quantidade é pequena, mas a frequência é tanta que evidencia a disseminação da droga no Rio de Janeiro e em outros dez municípios. As informações são do O Globo.

"É virtualmente impossível não pegar notas com a droga. Elas estão distribuídas por toda a parte", explica o pesquisador Wagner Pacheco, do Departamento de Química Analítica da UFF.

A ideia era realizar no Brasil um estudo já feito na Europa e Estados Unidos. A pesquisa mostrou que a contaminação das notas de real seguem a mesma lógica vista nas de euro e dólar. "Esse é o cenário atual dos grandes centros do mundo", afirmou Ricardo Cassella, químico que trabalhou em parceria com Pacheco.

Os especialistas explicam que existem três possíveis razões para o fato. O primeiro é o grande número de usuários e traficantes que enrolam as notas para aspirarem a droga. Outro ponto é que o material que constitui a nota é umido, o que facilita a impregnação da cocaína. O terceiro motivo é a intensa circulação do dinheiro e a mistura de notas nas máquinas de saque e nos bancos.

Uma das pesquisadoras do projeto, Vanessa Gomes Kelly Almeida, detectou que a concentração média por nota é de 50 a 300 microgramas, porém a distribuição é tão ampla que aumenta a quantidade por nota, podendo chegar até a 774 microgramas.

É importante destacar que, apesar do fato indicar uma grande disseminação da droga, ele não representa riscos à saúde. "São traços insignificantes para fazer qualquer diferença a uma pessoa. Para se ter ideia, um micrograma é um milhão de vezes menor que um grama", esclarece Ricardo Cassella.

A universidade pretende agora construir uma espécie de assinatura química da droga no Rio de Janeiro. Estudos de outros grupos já indicaram que a composição muda de um estado para outro em função das substâncias misturadas à cocaína pura, como o paracetamol e a lidocaína.

terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...