Pequena cidade cristã resiste ao terror na Síria

Os terroristas tentaram tomar a cidade, mas foram expulsos pelos moradores com a ajuda do exército
A cidade síria de Sadad conseguiu resistir aos ataques do Estado Islâmico. Localizada a 17 quilômetros de uma estrada que liga a capital Damasco à cidade de Homs, Sadad é hoje símbolo da resistência cristã diante da violência do EI.

Se os jihadistas conseguirem tomar a cidade, Damasco ficaria sem se comunicar com o restante do país.

A população de maioria cristã ortodoxa tem resistido aos ataques do grupo terrorista, em 2013, quando militantes extremistas da Al-Nusra tomaram a cidade os cristãos não entraram no conflito polarizado entre sunitas e xiitas.

Mas quando os jihadistas saquearam o antigo monastério cristão em Maaloula os cristãos perceberam que era preciso entrar na guerra para defender a própria comunidade e sua existência.

Depois de um tempo, grupos militantes islâmicos uniram forças para sitiar Sadad e os cristãos lutaram para defender a cidade e expulsar os terroristas. O exército sírio chegou a tempo e conseguiu ajudá-los a expulsar os jihadistas.

Apesar da tranquilidade, a cidade tem muitas marcas desse combate, segundo o site Sputniknews, há marcas de balas nas paredes das casas que foram destruídas durante o conflito armado.

Os defensores de Sadad ainda conseguiram se juntar para defender a cidade cristã de Al-Karyatein, que é último reduto restante dos terroristas na província de Homs. Os cristãos que estavam como reféns dos terroristas conseguiram fugir e outros foram resgatados.

GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...