Turbina de avião pega fogo antes de decolagem no Aeroporto de Brasília

Fogo começou quando aeronave se preparava para decolar para São Paulo. Uma das janelas do avião chegou a trincar; ninguém se feriu no incidente.

A turbina de um avião da Gol pegou fogo neste domingo (14) enquanto a aeronave se preparava para decolar do Aeroporto de Brasília rumo a Congonhas, em São Paulo. A aeronave teve de ser esvaziada. Pelo menos uma das janelas do avião que fazia o voo 1415 chegou a ficar trincada. Ninguém se feriu. O aeroporto não foi fechado nem houve atraso de outros voos.

De acordo com passageiros, o incêndio começou quando o avião estava deixando a área de embarque para taxiar. Segundo a Gol, os 145 clientes foram realocados em dois outros voos com destino a São Paulo.

A Inframerica, consórcio que administra o aeroporto, informou que cinco carros dos bombeiros foram acionados para conter o fogo e que o acidente não gerou atraso no sistema.


“Na janela de trás subiu uma chama que 'fumou' todas as janelas, na altura do [assento] 21C. O avião ficou completamente tomada pelo fogo. Os vidros trincaram. As pessoas se desesperaram, começaram a querer correr. Até que as labaredas foram controladas e pediram para a gente sentar”, afirmou ao G1 um passageiro, que não quis se identificar.

Ele disse que os passageiros não receberam nenhuma explicação sobre o que ocorreu. "Ficou muito quente, com muito cheiro de queimado. Demorou bastante para a gente desembarcar. O avião ficou parado, com o motor ligado e até agora não foi dado nenhum esclarecimento. Estamos apenas sendo reembarcados como bagagem”, afirmou.

O engenheiro Carlos Factore disse que houve desepero entre os passageiros. “Foi um pânico muito grande, um susto muito grande. Esquentou muito internamente e todo mundo tentou buscar uma saída na frente”, disse. “Eu voo muito e nunca passei por um susto desse. A gente fica preocupado depois disso”, continuou o passageiro, que foi realocado em um voo da TAM após o incêndio.

Segundo a cirurgiã-dentista Arseni Lázaro Facundes, quatro janelas trincaram. "Todos ficaram em pânico. No momento a única coisa em que pensei foi em sair de perto da janela. Fiquei muito assustada, trêmula."

Em nota, a Gol informou que foi identificada falha técnica no escapamento da turbina direita e que os danos foram apenas externos, em uma área próximo ao motor. "A aeronave estava em processo de reboque para a pista, mas não chegou a iniciar o taxi para a decolagem", afirmou a empresa.

"Os 145 clientes a bordo foram desembarcados normalmente e em segurança para serem reacomodados em outros voos da companhia e de outras aéreas, conforme disponibilidade", continuou. "A Gol reitera que preza pelos mais altos padrões de segurança, principal valor de sua política de gestão, e esclarece que a aeronave seguirá para manutenção."

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...