É pecado assistir filmes de terror ou pornográficos?


O Que andam vendo os nossos olhos?
"A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso" (Lucas 11:34).

De certo você já ouviu dizer que um olhar às vezes fala mais que mil palavras e que em um olhar se podem expressar, às vezes, sentimentos que, com os lábios, faltariam palavras para expressá-los.

Com os olhos se transmitem ou se recebem informações, sejam elas boas ou más; somos totalmente responsáveis pelos nossos olhos. Que informação eles recebem e transmitem? Ou o que andam eles vendo? O que tenho colocado diante deles? Nós vemos, no versículo acima, que todo um corpo pode ser totalmente comprometido e contaminado apenas pelos olhos. Se eles forem bons, todo corpo será luz, será brilho, será benção, mas se forem maus, todo o corpo fica tenebroso e impuro.

Vivemos dias difíceis, onde a prostituição e o erotismo tomaram conta dos jornais, dos outdoors. A televisão tem mostrado quase diariamente, em horário nobre, cenas de nudez e de insinuações de sexo e prostituição. É impossível ler uma manchete dos jornais, expostos nas bancas, sem ficarmos constrangidos, pois eles trazem, muitas vezes estampadas em primeira página, cenas de erotismo e nudez.

Como cristãos estamos dentro de uma cidade envolvida totalmente pelo pecado. Parece que vivemos dias como os de Sodoma e Gomorra. O diabo trabalha e investe pesado na poluição visual neste século XXI. 

Quais os cuidados que nós, cristãos, devemos ter? O que colocar diante dos olhos? O que ler? O que assistir? Como fugir de tais armadilhas? Filipenses 2:15: "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."

Você, meu querido irmão, é livre para ver o que quiser, mas o Apóstolo Paulo escreveu uma advertência: "Todas as coisas me são licitas, mas nem todas, me convêm." Por sermos livres, devemos usar a nossa liberdade para a glória de Deus. Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."

Lembre-se de que os olhos são a candeia do corpo. O Salmista Davi nos adverte a não colocar nada de mau diante dos nossos olhos (Salmo 101:3). Certa ocasião, um jovem me perguntou: "O crente pode assistir a filmes de terror ou eróticos, já que eu não vejo nenhum problema nisso?". 

Antes da resposta, fiz-lhe algumas observações: "Seria lícito? Serei edificado os vendo? O que aprenderei com esses gêneros de filmes? O Espírito Santo de Deus não ficará triste com minha atitude, uma vez que a Bíblia nos adverte a não O entristecermos? 

Efésios 4:30: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." O jovem me respondeu: "Já tenho a resposta."

Querido irmão, o que andam vendo os nossos olhos? Temos total domínio sobre ele. É certo que ninguém evita o imprevisível, o inesperado, o constrangedor, o primeiro olhar, mas temos controle sobre o segundo, o terceiro, quarto olhares. A Bíblia nos adverte a sermos puros, tanto no corpo como na alma e no espírito. 

Foi em uma olhada prolongada e maliciosa que o Rei Davi arrumou um problema serio para ele. Colheu frutos terríveis pela ação de um olhar tenebroso, o qual subindo para a mente, descendo para o coração, gerou o pecado e uma morte. II Samuel 11:02: "E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 

Este olhar de Davi contaminou totalmente a sua mente fazendo-o pecar."

Após ter colhido os frutos desse olhar, o salmista escreve este salmo maravilhoso, dizendo: "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim" (Salmos 101:3).

Que Deus nos conceda sabedoria vinda do alto, para percebermos as armadilhas do diabo e vigiarmos no que vemos diariamente.

Pb Josiel Dias

Um comentário:

  1. Estou feliz por ter certeza da minha duvida. Que Jeova Deus esteja diante de todos que visitam este blog de informaçoes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...