Mais de 90% dos brasileiros desaprovam o governo de Dilma Rousseff, aponta CNI-Ibope (PESQUISA)

DILMA
O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem uma aprovação de apenas 9% dos brasileiros, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita em parceria com o Ibope e divulgada na manhã desta quarta-feira (1º). 

O número é pior até mesmo do que o enfrentado pelo ex-presidente Fernando Collor, em 1992.

"As maiores reduções da popularidade ocorrem nos estratos em que a presidente tende a ser melhor avaliada, ou seja, entre as pessoas com renda familiar baixa, os que residem na região Nordeste, os que possuem baixo grau de instrução e na faixa da população com 55 anos ou mais", diz a pesquisa.

Os demais indicadores sobre o desempenho do governo federal também apresentaram sensível piora, de acordo com o levantamento. Subiu de 76% para 82% o índice de brasileiros que consideram o segundo mandato de Dilma pior do que o primeiro, que foi de 2011 a 2014. Já o número daqueles que consideram o governo ruim ou péssimo aumentou de 64% para 68%.
grafico
Levantamento mostra queda em sequência da avaliação de Dilma (Reprodução/CNI-Ibope)
Já a confiança da população em Dilma caiu de 24% para 20%, o que refletiu no recuo também daqueles que aprovam o jeito da presidente governar: caiu de 52% para 15% a aprovação.

A popularidade do governo está caindo mesmo entre as pessoas que declararam ter votado na presidente no segundo turno das eleições de 2014. Entre os eleitores da presidente Dilma, o percentual de pessoas que avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu de 45% em março para 53% em junho.

"Dentre os que declararam terem votado em Aécio Neves no segundo turno, o percentual dos que consideram o governo como ruim ou péssimo subiu de 83% em março para 87% em junho", informa a pesquisa.

Para os brasileiros, os maiores problemas do atual governo da petista são os impostos e a taxa de juros. Em ambos, 90% dos entrevistados citaram os temas como os que mais incomodam hoje. Segundo o gerente de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, as opiniões da população estão muito atreladas ao desempenho da economia brasileira. "O que percebemos é um quadro econômico e político ruim, o que aumenta a desaprovação do governo", afirmou.

A pesquisa CNI-Ibope foi realizada entre os dias 18 e 21 de junho, com 2.002 pessoas em 141 municípios do País.

BrasilPost

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...