Por que deveríamos aprender hebraico?

O aprendizado da língua hebraica é algo que vai
além da questão linguística

Embora o hebraico bíblico não seja mais falado, ainda é possível aprendê-lo. O fato é que toda tradução do texto bíblico traz consigo uma interpretação do texto. Afinal, as minúcias e a poesia do original sempre se perdem. Somente estudando a língua original da Bíblia pode-se perceber o texto em seu contexto original.

O hebraico é uma fonte de inspiração espiritual
Além da melhoria no entendimento dos textos bíblicos, o conhecimento dessa língua é uma fonte de inspiração espiritual. É uma chave para a visão do mundo judaico e proporciona um ambiente fértil para absorção da Torá [5 primeiros livros do AT].

O rabino Samson Raphael Hirsch, por exemplo, incluiu em seu comentário sobre a Torá um grande número de idéias que emergem a partir de uma compreensão mais profunda da língua hebraica.

A língua sagrada corre nas veias daqueles que tiram sua inspiração da alma da nação. Poetas, místicos, sábios, profetas, filósofos e halakhicists construíram suas visões e obras de arte a partir da língua hebraica.

Considerada divina, ao longo de mais de três mil anos, o hebraico sofreu uma mudança relativamente pequena. “A linguagem que Deus criou, ele a ensinou a Adão, colocou-a em sua língua e em seu coração. Sem dúvida é o mais perfeito de todos os idiomas. É mais adequado para expressar a essência das coisas que ele descreve”, afirmou o poeta Kuzari.

A unidade da língua hebraica
Considerando outras nações mudaram muito suas línguas após apenas algumas centenas de anos, a nação judaica tem uma continuação ininterrupta de literatura hebraica ao longo de quase todos os séculos. Se você entende o hebraico bíblico, pode entender bem o hebraico moderno.

A estrutura básica da língua continua praticamente o mesmo desde os tempos do Antigo Testamento. Prova disso é que nenhuma sinagoga em Israel usa traduções modernas do Antigo Testamento, pois todos os falantes de hebraico do século 21 podem abrir e compreender quase tão facilmente como se tivesse sido escrito hoje.

Há muitas razões para aprendermos o hebraico, no entanto, a mais fundamental de todas é que se trata da língua do povo judeu, a mesma que Jesus falava.

Por certo que todos os começos são difíceis, mas tudo o que é realmente vale a pena requer muito esforço. Be-Hatzlacha! (ou seja, “Boa Sorte”)

A academia online
eTeacher oferece a oportunidade de aprender hebraico ao vivo diretamente de Israel! Para mais informação sobre o curso e os valores acesse: eTeacherBiblical.com.

Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...