Fiéis já podem pagar dízimo com cartão em paróquia de Goiânia; agora, igreja quer pagamento via web

Fiéis da paróquia São Francisco de Assis, em Goiânia, podem pagar o dízimo com cartão
A paróquia São Francisco de Assis, em Goiânia, anunciou no último domingo (3) durante a missa que os fiéis, a partir de agora, poderão pagar o dízimo em máquinas de cartão adquiridas pelo templo. A alegação é de que muitos frequentadores reclamavam que não levavam dinheiro para a celebração e não conseguiam contribuir.

De acordo com frei Carlos Antônio da Silva, responsável pela igreja, a iniciativa é pioneira na região. “É um novo desafio para a paróquia. Também é uma forma de acabar com as desculpas de fiéis que não queriam dizimar, e oferecer uma facilidade aos que desejavam e queriam usar o cartão”.

O pároco contou ainda que fizeram uma pesquisa em que perguntavam aos fiéis o que eles achavam da igreja, o que os atraía e os afastava. Finalizado o levantamento, foi criado um site e começou uma série de medidas para sanar os anseios da comunidade, um deles eram as máquinas de cartão para pagamento do dízimo.

Tecnologia x religião
Para o frei, a perspectiva é de que aumentem as doações. “Antes tínhamos carnês, as pessoas tinham que guardar ele o ano todo. Agora, com o cartão, você passa e dá baixa na hora, é automático”.

Para o futuro, a moderna paróquia quer disponibilizar o pagamento também pela internet. O parcelamento é possível, mas não recomendado pela igreja.

E as inovações não param por aí. A igreja propicia ao frequentador a possibilidade de ter um cartão próprio com uma das bandeiras disponíveis. As máquinas começaram a funcionar na última sexta-feira (1º). “No domingo já houve procura, e outros fiéis compraram uma rifa que a igreja está vendendo e pagaram no cartão”, afirmou o religioso.

Na arquidiocese de Goiânia, o departamento administrativo desconhece o uso de máquinas de cartão para receber a devolução do dízimo. Mas ainda não se posicionou favorável ou contrária à prática.

Fonte uol.com

Um comentário:

  1. Todo católico consciente de seus compromissos como fiel, sabe que tem o dever de participar da evangelização, da caridade e da manutenção dos templos e daqueles que vivem em prol da Evangelização.

    O dízimo na Igreja Católica é algo muito transparente e sabemos que bem investido. Muitos exigem uma Igreja moderna, atual, que use dos meios de comunicação e das ferramentas hodiernas. Fazer o uso do cartão para o pagamento do dízimo não é nem um pouco contraditório, mas apenas uma ferramenta facilitadora para os fiéis. Só questiona quem não é católico ou ainda não entendeu seu compromisso com o dízimo. O dízimo não é cobrado é devolvido, sabemos que tudo o que possuímos é um dom dado por Deus, assim como recebemos gratuitamente de Deus, nós devolvemos uma parte disso para Deus.

    Se não sabe em que ele é investido procure pela prestação de contas em sua paróquia, com certeza estará afixada no painel na entrada da Igreja, publicado no blog, site ou jornal paroquial.

    Na verdade, a IURD, a Mundial e a Igreja do Malafaia (olhe a veja dessa semana) fazem uso das máquinas de cartão há quase 10 anos.

    Entretanto, ainda que o uso dessa ferramentas pela IURD, Mundial e várias outras seja o mesmo, o destino e a aplicação daquilo que os fiéis devolvem no dízimo não é nada semelhante.

    Todos que conhecem a Paróquia S. Francisco sabem que ela é administrada pelos Frades Franciscanos OFM (Ordem dos Frades Menores), que, a a exemplo de S. Francisco, seu fundador, possuem voto de pobreza e não tem sequer um salário para si.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...