Nave espacial russa desgovernada cai no Oceano Pacífico

Uma nave espacial russa não tripulada que estava desgovernada no espaço após uma tentativa fracassada de entregar cargas para a Estação Espacial Internacional entrou na atmosfera terrestre na noite de quinta-feira (8) sobre o oceano Pacífico, relatou a agência espacial da Rússia.

A cápsula, carregada com mais de três toneladas de comida, combustível e suprimentos para a tripulação da estação, caiu às 23h04 (horário de Brasília), disse a agência espacial russa Roscosmos em nota. A nave Progress-59 sobrevoava o oceano Pacífico central na hora da queda, disse a nota.

A maior parte da nave provavelmente queimou durante a descida em alta velocidade pela atmosfera, mas pequenas partes da estrutura podem ter sobrado e caído no oceano.

"Apenas pequenas partes de elementos estruturais podem chegar à superfície do planeta", disse a Roscosmos em nota na quinta - similar ao que acontece no final de missões de rotina da Progress.

A nave foi lançada em 28 de abril do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, masnunca chegou à estação, um laboratório de pesquisa de US$ 100 bilhões que flutua a 418 quilômetros da terra.

Uma investigação sobre a missão está em andamento, informou a Roscosmos. A Rússia já lançou 62 naves Progress para entregar módulos e cargas para a estação, duas das quais não foram concluídas com sucesso.


0 comentários:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...