Conheça detalhes da minissérie “José – de Escravo a Governador”

Record monta “operação de guerra” para rodar
cenas importantes para trama bíblica
O portal R7, ligado à Rede Record, mostrou como estão as gravações da nova série bíblica que deve ir ao ar em 2013. Caio Junqueira, Vitor Hugo, Guilherme Winter, Felipe Cardoso, entre outros atores da minissérie são dirigidos por Alexandre Avancini na série “José – De Escravo a Governador”, que deseja repetir, ou superar, ano que vem o sucesso que “Rei Davi” teve em 2012.

Os atores que interpretam os irmãos de José na fase jovem (interpretado por Ricky Tavares) estão prontos desde as 7 da manhã para gravar, sob sol forte, as seqüências que são o ponto de partida da história de José. A reprodução do Campo de Dota, no Rio de Janeiro, serve de cenário para o momento que seus irmãos o vendem como escravo para mercadores que estavam indo para o Egito, por volta de 1700 anos antes de Cristo.

Hamsa Wood, diretor de cena, explica algumas das dificuldades de fazer a produção que via mostrar o antigo Israel em pleno Rio de Janeiro: “Aqui você não tem o ambiente controlado que tem no estúdio. Passou um avião, você para. Choveu, você para. A luz mudou, você para… As adversidades são muito maiores. Por outro lado, as possibilidades de enquadramento, de criação, são muito maiores. Eu prefiro fazer externa, eu prefiro encarar o desafio, porque eu acho mais gratificante no final”.

O local da externa era um campo de terra vermelha batida. Durante três dias a produção precisou cancelar as sequências por conta das chuvas.

A produção da Record diz que foram mais ou menos 230 pessoas envolvidas na operação nos últimos dias, incluindo câmeras, seguranças, motoristas, camareiros etc. O volume de material carregado também impressiona.

Depois do almoço, o coordenador Luizinho Santos e a assistente de produção Andréia Pimentel recomeçam a rotina. O trânsito do local precisou ser controlado para que o barulho de carros não atrapalhe.

Apesar das dificuldades, Hamsa ressalta que a conexão entre os atores que viverão os irmãos de José foi certeira. “As personalidades deles e a forma com o que eles se interagem são incríveis. Isso também tem muito do laboratório que a gente fez com o Sérgio Penna. Isso dá uma vivência muito grande.
 
As pessoas chegam no set mergulhadas no personagem, conhecendo cada detalhe, e com tudo aquilo que está nas entrelinhas. Muitas vezes, aquilo que não é dito é mais importante do que o que é dito. Isso você só consegue com ensaio e com processo de imersão no personagem. Assim, você desenvolve que o personagem seja orgânico”.

O público deve se encantar com mais essa história da
Bíblia que chega à TV, a quarta produzida no Brasil pela Record. O diretor de cena elogiou o roteiro da trama e as lições que ele ensina. “É uma trama até pequena em Gênesis, mas com uma complexidade muito grande. E ela desencadeia uma série de eventos muito importante para o povo hebreu. A história em si de José e seus irmãos é muito marcada por problemas familiares, como inveja e vingança, mas todas culminam em momentos de reflexão, perdão e redenção”.

A partir de janeiro de 2013, o público fará uma viagem para como era a vida há mais de 3500 anos. O texto é de Vivian de Oliveira, mesma autora de Rei Davi. A série será protagonizada por Angelo Paes Leme e foram contratados artistas de peso que estrearão na Record ano que vem.

Visando recriar o período histórico com perfeição, foi preciso uma pesquisa que durou cerca de um ano. Liderado pelo historiador Maurício dos Santos Ferreira, o trabalho teve por objetivo conhecer a fundo a cultura e os costumes da época. Mais de 30 atores e 60 profissionais vão viajar para o deserto do Atacama, no Chile e vários profissionais da Record estiveram no Egito. Não foi divulgado se haverá gravações em Israel.

“A pesquisa é fundamental. Ela nos dá um embasamento e uma segurança. Gosto de conversar com o historiador para conhecer a fundo o período que estou retratando. Muitas vezes, usamos informações dessa pesquisa para criarmos algum evento ou conflito na trama”, explica Vivian.

Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...