O Facebook e a Bíblia

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
As redes sociais cada vez mais têm tentado roubar o nosso tempo e muitas vezes sem percebermos estamos completamente comprometidos e dependentes delas.

Pessoas passam horas a fio conectadas, publicando, curtindo e compartilhando coisas, fotos, fofocas, textos, etc, etc, e tal.

Estão tão dependentes, viciadas que até nas horas das refeições levam seus celulares, tablets, iphone, ipads para a mesa e cada colherada que vai à boca, antes, uma olhada em seu aparelho para saber se há algo de novo publicado, para curtirem ou compartilharem.

Quando tentam dormir, levam seus aparelhos e põe debaixo do travesseiro. Parece engraçado, mas o negócio é mais grave que podemos pensar. Estas redes sociais serão benção se soubermos usar, mas será laço se formos aprisionados e dominados por elas.

Veja o que Paulo diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. I Coríntios 6:12. Devemos dominar estas redes e não permitir que as mesmas nos dominem e nos façam de escravo.

Isso tem dividido famílias, irmãos, amigos próximos. Hoje estas mesmas redes podem unir pessoas em países distantes, como também desunir pessoas que estão debaixo do mesmo teto. Acabou-se o tempo onde as famílias se reuniam em volta da mesa para comerem juntas.

Acabou-se o tempo que filhos tinham “tempo” para com seus pais. Cada vez mais nas famílias, estão sumidas as brincadeiras, risadas, boas conversas ou jogos para fazerem juntas. Estão como diz certa música secular: “Cada um em seu quadrado”, conectado ao seu mundo virtual. Acabou-se o tempo de culto domésticos nos lares, são raros os lares que mantém firme este culto.

Não sou contra a nenhuma rede social, a não ser que esta “rede” roube você do mundo real e te aprisione no mundo virtual. Desconfie e se desconecte destas redes, quando as mesmas roubarem todo seu tempo, afastarem você de seus pais, irmãos ou cônjuges.

Desconfie e fique fora, quando você não tem mais tempo para a leitura da Bíblia ou para o culto propriamente dito. Desconfie e fique fora quando você não se controla mais, não resiste ficar se quer um dia, um minuto longe deste mundo virtual.

Tudo isso passa. Quem não se lembra da febre que foi o Orkut? Boatos e mais boatos divulgado que iria ser pago, as pessoas sofriam por antecedência. Hoje ninguém mais fala de Orkut, hoje ninguém mais quer saber de Orkut, tudo agora gira em torno do Facebook e Twitter. Isso tudo também um dia vai passar.

Muitas vezes vemos os nossos jovens tremendamente desinteressados nos estudos, mas totalmente ligados e conectadas nas redes virtuais. Cada vez mais vemos nossos jovens desinteressados principalmente no estudo da Bíblia e assuntos relacionados a Deus, mas dados, e comprometidos a este mundo virtual. Cresce uma geração fraca na fé e sem conhecimento bíblico algum. A Bíblia nos mostra que a fé vem do ouvir a palavra, ou seja, contato com a palavra de Deus. Romanos 10:17, Salmos 119:9

Se você está enquadrado neste contexto, não fique chateado comigo, mas peço que reflita nestas perguntas abaixo:

O seu tempo nas redes sociais é maior que o tempo a sós com Deus? Você não consegue de jeito nenhum ficar um minuto fora destas redes? A primeira ação sua do dia é justamente dar uma olhadinha no Face? Você lê sua Bíblia diariamente conforme o tempo dedicado ao Facebook?

Se você respondeu sim às três primeiras perguntas, está na hora de se desconectar por algum tempo, buscar mais de Deus, dedicar-se a sua família.

Você é livre meu amado irmão e não há nada de errado em navegar, ou participar de redes sociais, o problema é a dependência. A Bíblia nos aconselha a buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Eu fico imaginando nossos jovens conectados e navegando nas páginas da Bíblia, curtindo e compartilhando a palavra de Deus aos seus amigos. Eu fico imaginando como eles iriam crescer em graça e conhecimento se assim procedessem. O Salmo 1:2 diz que o nosso prazer está na lei do Senhor e devemos meditar na palavra de Deus de dia e de noite, mas o Facebook tem tomado este espaço de dia e também à noite.

Administre melhor o seu tempo priorizando o
Reino de Deus. Mateus 6:33

Calma tem tempo para tudo inclusive o Facebook.
Eclesiastes 3:1

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e
luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Por Josiel Dias
Servo e menor dos menores

Um comentário:

  1. Obrigado pela palavra edificante, Pastor. Que Deus te abensoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...