‘O melhor ainda virá’, disse Barack Obama após vencer eleições

Reeleito com cerca de metade dos votos dos eleitores americanos, Barack Obama disse a apoiadores em Chicago, após a confirmação da sua vitória nas eleições desta terça-feira (6), que vai buscar diálogo com o rival republicano Mitt Romney. “O melhor ainda virá”, afirmou Obama

“Quero me sentar com ele e ver no que podemos trabalhar juntos para fazer com que os Estados Unidos avancem”, disse Obama.

Obama venceu as eleições ao obter ao menos 303 votos no Colégio Eleitoral (eram necessários 270), contra 206 de Romney. Apesar disso, levando em conta a votação popular, a vitória foi apertada. Por volta das 8h30 desta quarta-feira (7), o democrata tinha 50% dos votos, contra 48% do republicano, em uma diferença de pouco mais de 1,3 milhão de votos.

Ele afirmou que deseja trabalhar com líderes do Partido Democrata e também do Partido Republicano em questões como a redução do deficit, mudanças nos impostos e na melhoria das leis de imigração.

No segundo mandato, Obama vai ter de lidar novamente com um Congresso dividido, com os republicanos dominando a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) e os democratas no controle do Senado.

Ele afirmou que essa união é possível porque os americanos “não estão tão divididos como sugere a política”.

A mensagem do democrata é a de que é preciso deixar para trás a acalorada disputa eleitoral. “Nós batalhamos de modo ferrenho, mas apenas porque amamos profundamente esse país”.

De acordo com o presidente reeleito, essas discussões, muitas vezes “barulhentas”, são “uma marca da liberdade” existente no país.

“Nós não podemos nos esquecer de que, neste momento, pessoas em nações distantes estão arriscando suas vidas apenas pela chance de discutir sobre os assuntos que importam, pela chance de votar como nós fizemos hoje”.

Com a economia, considerada pelos eleitores como o principal tema dessas eleições, ainda patinando, e uma taxa de desemprego de 7,9%, Obama prometeu à população que “o melhor ainda virá”.

“Nessas eleições, vocês, o povo americano, foram lembrados de que, apesar de o nosso caminho ter sido difícil, de a nossa jornada ter sido longa, nós nos levantamos, nós lutamos e sabemos que, para os Estados Unidos, o melhor ainda virá”, afirmou Obama, que discursou depois de receber um telefonema de Romney em que o republicano reconheceu a derrota.

“Nossa economia está se recuperando, uma década de guerra está terminando, uma longa campanha eleitoral terminou. E não importa se eu ganhei seu voto ou não, eu ouvi você, e aprendi com você, e você me fez um presidente melhor”.

Fonte: Folha
Verdade Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...