Onde Deus está, enquanto o terrorismo aflige o mundo?


Se olharmos apenas para as coisas ruins no mundo, podemos concluir que Deus não se importa conosco. Mas para onde essas guerras e outras tragédias apontam? Eles nos apontam para uma outra realidade: a realidade do pecado humano.

Os ataques terroristas simultâneos em Paris, os atentados suicidas em Beirute, esfaqueamentos em Israel... Ao que parece, o mal está envolvendo seus dedos escuros em torno de todos os cantos do globo terrestre.

Então, onde está Deus enquanto isto tudo acontece?

Aqui estão estas e outras perguntas respondidas:

Pergunta: Onde está Deus, enquanto acontecem atos terrorismo? Basta olhar para todas as guerras no mundo, ou todas as outras coisas terríveis que acontecem. Elas com certeza não apontam para um Deus amoroso.

Resposta: Se olharmos apenas para as coisas ruins no mundo, podemos concluir que Deus não se importa conosco. Mas para onde essas guerras e outras tragédias apontam? Eles nos apontam para uma outra realidade: a realidade do pecado humano.

Eu concordo com você, na parte em que diz: as guerras do nosso mundo e outros horrores não nos apontam necessariamente para o amor de Deus. Mas elas também nos dizem que algo está radicalmente errado com o mundo e que "algo" foi causado por nossa rebelião contra Deus.

Quando Deus criou o mundo, ele era perfeito... tanto que Deus o classificou como "muito bom" (Gn 1:31). Mas, então, nossos primeiros pais se rebelaram contra Deus, e nós temos vivido com as terríveis conseqüências, desde então.

Mas este não é o quadro completo! Como eu sei que Deus nos ama? Eu sei porque Jesus Cristo demonstrou o amor de Deus, quando desceu do céu para derrotar o pecado. Pela Sua morte e ressurreição, Cristo derrotou satanás. Um dia a batalha final será vencida e o pecado será destruído para sempre. A Bíblia diz: "A Bíblia diz: 'Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo' (1 João 3:8).

Você quer saber se Deus nos ama e se Ele te ama? Olhe para Cristo. Ele te ama tanto que Ele estava disposto a dar a sua vida para a sua salvação. Sim, nós vivemos em um mundo trágico, marcado pelo pecado. Mas Cristo veio para fazer novas todas as coisas e isso pode começar em sua vida hoje.

Pergunta: Deus realmente está no controle de tudo?

Resposta: Você não está sozinho quando se vê confuso sobre esta questão. Teólogos e estudiosos da Bíblia têm discutido durante séculos sobre isso, sem chegar a uma resposta final. Lembre-se: Deus é muito maior do que nós, e nós nunca vamos entender completamente algumas coisas a respeito dEle até chegarmos ao céu. O apóstolo Paulo disse: "Agora, conheço em parte; então, conhecerei plenamente" (1 Cor 13:12).

A Bíblia nos diz duas verdades importantes, no entanto, que exorto-vos a manter em mente. Primeiro, ela nos diz que Deus é todo-poderoso. Desde a galáxia mais distante até a menor partícula subatômica, Deus criou absolutamente tudo no universo - incluindo você e eu. Ele também criou as leis pelas quais o universo é governado e o Senhor Jesus Cristo continua a vigia tudo isto do céu. A Bíblia diz que "Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste" (Colossenses 1:17).

Mas a Bíblia também nos diz que O mal é real, e este mundo é muitas vezes atacado por forças espirituais que não são de Deus, mas sim de Satanás. A autoridade do inimigo é limitada e temporária, mas não deixa de ser real e vemos isso.

Podemos compreender completamente estas duas verdades? Algum dia nós iremos, mas ainda não. Nesse meio tempo, no entanto, podemos confiar na bondade de Deus e colocar nossas vidas em Suas mãos, não importa o que está acontecendo ao nosso redor. Deus nos ama, e nós sabemos que isso é verdade, porque Jesus Cristo morreu e ressuscitou pela nossa salvação. A sua fé e esperança estão em Deus?

Pergunta: Por que há tanta violência no mundo?

Resposta: Se uma pesquisa fosse tomadas em todo o mundo, hoje em dia, quase todos diriam que querem paz, mas em todos os lugares que olhamos, vemos o ódio, conflitos e guerras. Nossos tempos são quase como os de dias de Isaías: "Os enviados de paz estão chorando amargamente".

Por que há tanta violência no mundo de hoje, não só entre as nações, mas também em nossas comunidades, escolas e até mesmo em nossas casas? Poderíamos listar muitas razões: a desigualdade econômica, a injustiça, ganância, conflito racial e assim por diante.

Estas causas são certamente reais e temos a responsabilidade de fazer tudo o que pudermos para combatê-las. A Bíblia nos lembra que "Ele ama a justiça; a terra está cheia da bondade do Senhor" (Sl 33: 5.).

O nosso verdadeiro problema, porém, é muito mais profundo do que isso, dentro de nossos próprios corações e mentes. Alguma vez você já pensou em quão pacífico nosso mundo seria se nós realmente amássemos uns aos outros da maneira que deveríamos e não apenas colocássemos para fora o nosso egoísmo, o orgulho e raiva? Jesus disse: "Porque de dentro, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, adultérios, as prostituições, os homicídios ... Todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:21, 23).

É por isso que precisamos de Cristo, pois só Ele pode mudar os nossos corações e nos transformar nas pessoas que Deus quer que sejamos. Você consagrou sua vida a Ele? Então ore para pelo nosso mundo e seus líderes e ore também para que Deus contenha as forças do mal. Um dia, Cristo virá novamente, e todo o mal será destruído, mas ao mesmo tempo, faça do seu objetivo, viver para Ele.


Pergunta: As guerras nunca terão fim?

Resposta: Devemos encorajar todos os esforços para trazer a paz ao nosso mundo e certamente a Bíblia nos exorta a orar pela paz e apoiar aqueles que trabalham pela paz.

Uma razão pela qual a Bíblia nos ordena a orar por nossos líderes é para que "vivamos uma vida tranqüila e mansa, com toda piedade e santidade" (1 Tim. 2: 2).

Mas a Bíblia também nos adverte que nós nunca vamos definitivamente acabar com as guerras e conflitos... não até Jesus Cristo volte para estabelecer Seu reino de perfeita justiça e retidão. Por que isso? 

A razão é que as guerras não surgem apenas porque nós não entendemos uns aos outros ou porque algumas pessoas têm menos do que outras. Estes conflitos podem contribuir para que estes fatores se agravem, mas estas não são as suas causas principais de base.

Em vez disso, as guerras, em última instância surgem de dentro de nós mesmos, de dentro de nossos próprios corações e mentes. Orgulho, ganância, inveja, ciúme, desejo pelo poder, tudo isso pode levar a guerras e conflitos, e tudo vem de dentro do coração humano. A Bíblia diz: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4: 1).

É por isso que precisamos de Cristo, e também a maior contribuição que podemos dar pela a paz é consagrar as nossas vidas a Ele e exortar os outros a se voltar para Ele, também. Ele pode mudar os nossos corações, colocando o amor em lugar do ódio, e alegria e contentamento no lugar da inveja e da ganância. Você já colocou sua vida nas mãos dEle?

Pergunta: A única coisa que a religião tem feito pela raça humana é causar guerras e conflitos. Como você explica se uma religião é verdadeira ou não?

Resposta: Eu posso entender sua confusão, porque, infelizmente, muitas vezes a religião tem sido uma fonte de conflitos entre povos e nações, mesmo nos dias atuais. No entanto, em vez de fazer com que você se afaste de Deus, isso deve fazer com que você se torne mais determinado a encontrá-Lo.

Deixa eu explicar. A primeira coisa que você precisa entender é que nem tudo que se dá pelo nome de "religião" é verdadeiro. Na verdade, muito do que se passa por religião não pode ser verdade, porque contradiz a própria natureza de Deus, que é o amor. Várias religiões também se contradizem entre si, um aviso claro que nem toda religião é válida ou correta.

Deixe-me lhe fazer uma pergunta: Você acha que Jesus Cristo encorajou seus seguidores a pegar em armas e matar qualquer um que discordasse deles? Não, claro que não. Quando Pedro usou sua espada para lutar contra aqueles que tinham vindo para prender Jesus, o próprio Jesus o repreendeu: "Guarda a tua espada no seu lugar... porque todos os que empunham a espada também morrerão pela espada" (Mat. 26:52) .

Minha oração é que você olhe para Cristo, porque só Ele poderia dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14: 6). Ele poderia dizer isso, porque só Ele era tão plenamente homem e plenamente Deus (Deus em carne humana). E Ele veio por uma razão: para derrubar o muro que nos separa de Deus - a parede erguida pelo pecado. Coloque sua fé e confiança n'Ele, pois só Ele nos dá a paz.

Guiame

Um comentário:

  1. Deus é um Deus de amor, e por mais que o mundo venha desabar eu nunca vou duvidar da existência, e do amor dele por nos. De uma coisa eu tenho certeza tudo de ruim que está acontecendo vai ter seu fim. O Senhor é eterno e justo e por mais que tudo que esta acontecendo não seja da vontade Dele, mas eu tenho certeza que ele não perdeu o controle, más está dando tempo para as pessoas se redimir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...