Crianças sírias em situação de risco “tornam-se” pokémons para serem resgatadas

Então quer dizer que todo mundo estão falando do tal do Pokémon Go e você até agora não sabe o que é? Pokémon é um sucesso dos anos 90 que voltou com força total. Para vocês terem uma noção, o Pokémon Go já foi mais baixado do que o Tinder e virou mania nos Estados Unidos. Pokémon Go é um jogo com realidade aumentada para smatphones. Ele usa seu GPS, e enquanto você anda pelo mundo real, você vai caçando pequenos monstros virtuais como o Pikachu e Jigglypuff em lugares perto da localização do seu telefone e treinando-os para lutar uns contra os outros.

O sucesso do jogo vem na verdade da mistura do jogo com a realidade. Na tela do telefone podemos ver o mundo real, como na câmera do celular, mas habitado por Pokémons. Mas no meio de tanta bizarrices e piadas sobre o jogo, além de ver todo mundo falando disso nas redes sociais, existe uma campanha chamada RFS, grupo de oposição ao governo sírio, que compartilhou nas redes uma série de fotos de crianças segurando fotos de Pokémons acompanhadas da frase: “eu estou na Síria…Salve-me!”.


A Guerra Civil na Síria já fez mais de 250 mil vítimas, segundo a ONU, e obrigou milhares de pessoas a deixarem o país. Entre essas vítimas, muitas são crianças. Para chamar a atenção para o problema, um grupo de oposição ao governo da Síria criou uma campanha inspirada no jogo tão falado nos últimos tempos.

Usando a lógica do jogo, o Exército Livre da Síria divulgou imagens de crianças sírias segurando cartazes com fotos de Pokémons para que elas também possam ser “resgatadas”.

Os desenhos são todos legendados com uma linha de identificação de que a criança é de uma determinada cidade ou vila em uma área controlada por rebeldes no noroeste da Síria. Na imagem abaixo, por exemplo, a legenda diz: “Eu sou de Kafr Nabl, na província de Idlib. Venha me salvar!”.

As circunstâncias em que as fotos foram tiradas não são totalmente claras. A RFS ainda não comentou sobre a campanha, mas sabemos que Kafr Nabl é uma cidade que tem uma história de produção de banners atraentes para tentar atrair a atenção internacional, muitas vezes apelando por ajuda militar ocidental contra o governo sírio.

As imagens por trás dos Pokémons, que foram compartilhados milhares de vezes nas redes sociais, parece ser algo parecido com: “se você pode gastar tanto tempo perseguindo criaturas imaginárias, então porque você não pode fazer mais para crianças que crescem em uma guerra?” Sim, essa é forma super legal de conscientizar as pessoas do que acontece na Síria, concordam?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...