Igreja usa dízimos para construir abrigos para moradores de rua

Renato Barbosa lidera ministério de ação social
e evangelização
O pastor Renato José Barbosa, que já está há 15 anos no ministério, trabalha com missões urbanas há 12 anos. Com formação e pós-graduação em teologia, ele também possui um diploma em tecnologia elétrica, sendo proprietário de uma empresa nesta área.

A igreja liderada por ele é responsável pelo projeto “Jesus Vem Semeando a Palavra”, voltado para atender as necessidades dos moradores de rua em São Paulo, maior cidade do país. Além de doar alimentos e roupas, eles constroem pequenas barracas, capazes de abrigar duas pessoas.

Juntamente com outros voluntários, eles montaram essas barracas no bairro do Belém, que possui cerca de 700 pessoas vivendo em situação de rua. Tudo é custeado com o dinheiro de dízimos e ofertas. Na contramão do que normalmente é visto na televisão, o foco da mensagem pregada por eles não é o acúmulo de bens, mas o investimento prioritário na vida da população carente.

Procurado pela redação do portal Gospel Prime, ele conta que a situação lhe parece natural.
“A presença pública da igreja tem de acudir o necessitado”, explica, mencionando que essa é uma prerrogativa bíblica. E isso independe do credo religioso de quem recebe, ou seja, nenhum dos moradores de rua auxiliado pelo projeto possui qualquer tipo de obrigação para com a igreja.

Barbosa denuncia que existe um “abandono” dos sem-teto pelo poder público e a igreja tem a obrigação de olhar para isso. “Os dízimo e ofertas da igreja são para investir em pessoas”, ensina. Sua igreja não está preocupada com templos luxuosos. Sua teologia é vivenciada no dia-a-dia, no encontro com um tipo de público que, em geral, não frequenta locais de culto evangélico.

A visão eclesiástica é bem definida, sua congregação também investe em projetos de evangelização em regiões desfavorecidas – como o interior do Maranhão. Desde o terremoto que abalou o Haiti, em 2010, eles fazem viagens anuais até aquele país, onde possuem parceria com uma organização evangélica que mantém um orfanato. Fazem ainda viagens missionárias para a Índia

Ao explicar o trabalho de construção dessas barracas na capital paulista, ele conta que a iniciativa não é nova, mas o frio intenso deste ano fez com que ela recebesse mais investimento. O fato é que os sem-teto ganham muitos cobertores na época do inverno.

A igreja pensava em distribuir plásticos para que eles forrassem o local onde dormem. Mas o sereno noturno acaba molhando as cobertas. Surgiu então a ideia de se fazer barraquinhas simples, com estrutura de madeira e coberta de plástico, que servem como abrigo para a chuva e o frio.

O pastor Renato conta que a aceitação foi muito boa e o trabalho gerou uma aproximação com os moradores de rua, oferecendo uma oportunidade de apresentar o evangelho a eles. Segundo o líder religioso, essa população é muitas vezes vítima de preconceito, vistos como pessoas que não querem trabalhar, mas a realidade é muito mais complexa que isso. Existem famílias inteiras sem endereço fixo desde que o pai perdeu o emprego e não conseguiu mais sustentar a casa.

Cada barraca de plástico e madeira custa cerca de 40 reais para a igreja. Algumas doações de fora vêm sendo recebidas e o pastor pede que os interessados entrem em contato pelo e-mail feparaviver@terra.com.br ou pelo Whatsapp +11 96536581.

Fonte: GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...