Dia internacional da Mulher. As mulheres no serviço cristão.

E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. Mateus 10:42
É notório o serviço feminino no Reino de Deus, em toda Bíblia. Logo em Gênesis quando Deus cria a mulher, dá-lhe uma função. Função esta de estar ao lado do homem e o ajudar. 

Veja o texto em Gênesis 2:18, Diz: far-lhe-ei uma ajudadora para que esteja ao lado do homem e o auxilie. Logo perguntamos? Auxiliar em quê? Há uma relação enorme de mulheres que foram tremendamente usadas por Deus, em várias épocas e situações e até algumas entraram na lista dos heróis da fé. 

Hebreus 11. Algumas mulheres a Bíblia cita nomes, outras, porém, apenas chama de: “uma certa Mulher”. Mas mesmo sem sabermos seus nomes, são notórios os serviços destas ajudadoras e auxiliadoras anônimas.

Já em Atos dos Apóstolos, vemos a presença destas auxiliadoras em muitas situações, mas existe uma certa Mulher que faço questão de citar; “Lídia”.

A Bíblia não nos dá muitas informações sobre Lídia, mas dá detalhes de sua profissão, que era vendedora de púrpura. Também não há menção nas escrituras que a irmã Lídia tenha doado alguma oferta ou até mesmo o que ela negociava “Púrpura” para os irmãos, ou aos Apóstolos, mas podemos até imaginar quanto serviço esta querida auxiliadora Lídia, deva ter feito pelos santos e apóstolos.

A Lídia aparece logo nestes versículos embora esteja oculta, vejamos:
No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. Atos 16:13

Sentada e reunidas juntamente com as demais, estava a nossa personagem que seria logo em seguida uma auxiliadora para com os apóstolos, principalmente com o Apóstolo Paulo. Quando lemos o versículo (13), logo nos vem à mente que esta reunião nos parece ser direcionada as mulheres, pois não vemos menção de homens com exceção dos apóstolos participando desta oração a beira do rio. Eu chamaria: “A primeira reunião da união auxiliadora feminina da igreja primitiva”.

Eu fico imaginando como teria sido esta reunião, como gostaria de saber sobre estes detalhes ocultos do livro de Atos. Após terem orado e com certeza cultuado ao Senhor, acontece algo tremendo. A auxiliadora e vendedora de púrpura, foi tremendamente tocada pela palavra dos apóstolos e principalmente pela de Paulo. A irmã Lídia e sua casa fora batizada e imediatamente hospedou a Paulo e os apóstolos em sua casa. Atos 16:14.

O Que ela fez pelos apóstolos, fora muito mais que dar apenas um copo de água. Os textos seguintes sugerem ou nos fazem pensar que os apóstolos tenham passado alguns dias hospedados em sua casa, pois quando Paulo e Silas foram evangelizar encontraram uma menina que adivinhava, veja o texto: E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos 16:18

Por este fato, de ter libertado aquela moça do espírito de adivinhação, Paulo e Silas foram parar no calabouço. Açoitados, machucados com os pés presos no tronco. Atos 16:22-24

Imagina o estado físico dos Apóstolos quando foram libertados, como deveriam estar machucados?

Mas amados irmãos, onde entra o serviço da querida irmã Lídia? Logo quando foram libertos da prisão, Paulo e Silas voltam para casa de Lídia e confortaram os irmãos que lá estavam, tanto quanto deva ter sido confortados, consolados, e abraçados. Creio que a participação desta querida irmã Lídia e sua casa foi fundamental no ministério de Paulo. Com certeza ela e os seus tenham cuidado dos ferimentos provocados por esta terrível prisão. Atos 16:40

Quantas Lídias, Déboras, Dorcas, Priscilas e tantas outras mulheres anônimas encontram-se nos dias de hoje servindo ao Senhor. Tanto com sua oferta como colaboração auxiliando os Missionários, Pastores e obreiros.

Que Deus recompense com bençãos sem medidas a estas irmãs auxiliadoras Reino de Deus. E que todas elas saibam que os seus galardões estão guardados no reino dos céus. Não apenas por um copo de água, pois sei que elas fazem bem mais do que isto.

Deus os abençoe ricamente.



Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...