A seca do Mar Morto ameaça o abastecimento de água na região
Um aqueduto será construído por Israel e Jordânia para ligar o Mar Vermelho ao Mar Morto e assim impedir a falta d’água na região.
O projeto prevê a construção de um sistema que seja capaz de coletar 300 milhões de metros cúbicos de água por ano para evitar a seca completa do Mar Morto.
A construção dessa ligação entre os mares foi assinada pelos dois países que desde 2012 estão estudando o caso. O primeiro passo para essa decisão foi a assinatura de uma carta de intenções feita em dezembro de 2012 nos Estados Unidos e firmada entre representantes de Israel, Jordânia e a Autoridade Palestina.
A previsão dos cientistas era que o Mar Morto estaria completamente seco antes de 2050, a massa de água mediterrânea tem este nome por ser extremamente salgada, mas é muito importante para a região.
Parte do Mar será dessalinizado para abastecer os dois países e assim evitar uma seca que afeta a região. Trinta milhões de metros cúbicos ainda serão tratados e enviados para os palestinos.
A única preocupação sobre o projeto parte dos ambientalistas que temem que as águas do Mar Vermelho venham a contaminar o Mar Morto e assim deixar a água imprópria para o uso de milhões de pessoas.
Com informações G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário