Festival em Jerusalém promove fundação de “religião única mundial”

Único país com democracia plena no Oriente Médio, Israel sediará um festival de artes. Chamado de Mekudeshet, ele quer ser um predecessor da religião mundial. O material de divulgação afirma que cristãos, judeus e muçulmanos irão se reunir na Cidade Santa para um “encontro espiritual”, tornando-se verdadeiramente o “Amém – casa de oração para todos os que creem”.

Segundo o site do projeto, o objetivo do encontro que reunirá milhares de pessoas – ao longo de três semanas em setembro – é criar “uma única casa para as três grandes religiões do mundo, onde elas possam aproveitar os antigos poderes da cidade para inspirar artistas, músicos e figuras culturais de todo o mundo na busca de redefinir sua arte e tradições visando uma conexão”.

O diretor artístico Itay Mautner explica o objetivo: “Vamos ver se é possível, apesar de todas as dificuldades e obstáculos terrenos, criarmos uma nova realidade.” Diz ainda que a espiritualidade é um elemento central, ao fazer um convite para a práticas de oração individuais e coletivas. Eles se reunirão no Jerusalém Music Center, onde farão invocações em árabe, hebraico e copta, cada um clamando pelo nome do seu deus.

Eventos como este normalmente fazem um apelo pela unidade em nome de um mundo melhor, mas para isso pedem que se abra mão de “convicções antigas”. É exatamente isso que pode induzir ao erro, acredita Jennifer LeClaire, colunista da revista Charisma.

Autora de livros sobre oração e avivamento, LeClaire entende que esse discurso artístico é uma preparação para “uma tentativa de se redefinir a religião”. Ela insiste que as pessoas podem buscar a Deus de muitas maneiras, mas isso não significa que todas estão certas, pois só existe um caminho para o Pai: através de Jesus.

Ela entende que a igreja precisa estar atenta para esse discurso tão comum nas gerações mais jovens, que visam a conquista da paz mundial através de manifestações culturais. Para a autora, muitas músicas cantadas hoje em dia trazem essa mensagem de paz que é falsa, pois prescinde de Deus. 

Com informações de Breaking Israel News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...