Parto raro de bebê dentro de saco amniótico viraliza na web


Facebook/Reprodução

Nascimento de bebê dentro de saco amniótico foi filmado em Barretos e emocionou internautas após enfermeira postar o vídeo nas redes sociais
Bebê foi retirado ainda recebendo oxigênio pelo cordão umbilical, e médico usou uma pinça para romper saco amniótico

Com o parto dos filhos gêmeos marcado para 4 de agosto, em Barretos, a manicure Paula Placencia Idelfonso já sabia que esse dia seria especial. O que não dava para prever é que o bebê Miguel iria emocionar milhares de pessoas com um nascimento raro.

A criança ficou dentro do saco amniótico ao nascer, uma situação que tem uma chance de acontecer a cada 80 mil partos. O bebê foi retirado da barriga da mãe ainda recebendo oxigênio pelo cordão umbilical, e o médico usou uma pinça para romper o saco e finalizar o procedimento.

"Isso é raro, porque a bolsa estoura normalmente. Conforme o bebê vai descendo, ela vai se esticando e se rompe. Nesses casos a bolsa acompanha o bebê", explica Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz do Itaim e um dos criadores do programa Parto sem Medo.

Apesar de o não rompimento ser incomum, o especialista afirma que o processo não traz riscos para a criança. "Por ter nascido assim, mostra que a experiência do parto foi agradável, que a mulher conseguiu parir o bebê dela sem que empurrassem sua barriga nem furassem a bolsa."

A raridade foi ainda maior no caso de Miguel porque Paula passou por uma cesariana, e, nesse tipo de procedimento, é difícil tirar o saco gestacional sem rompê-lo. Preservar essa bolsa de água, às vezes, é um meio usado em partos de bebês muito pequenos ou para deixar o processo ser finalizado espontaneamente.

"Aquilo foi como um milagre", afirma Paula, que se sensibilizou ao saber que o filho veio ao mundo se mexendo ainda dentro da bolha. Os bebês nasceram com pouco mais de 2,6 quilos. Primeiro veio Pedro, e, em seguida, chegou Miguel.

Vídeo

O parto foi registrado pela técnica em enfermagem Gisele Aparecida Correia da Silva. "Comecei fotografando e quando vi que ele saiu sozinho, mas dentro da bolsa, resolvi filmar. Foi mágico. Emocionante para toda equipe.”

Em seguida, Gisele compartilhou o momento especial em suas redes sociais. “Estávamos aguardando estabilizar o primeiro baby e o segundo veio de mansinho”, escreveu. Só no Facebook foram mais de 577 mil visualizações e 3,6 mil compartilhamentos.
.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Fonte: Saúde - iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...