Participação dos pais no desenvolvimento da fé dos filhos é essencial, segundo pesquisa


Conclusão foi tirada a partir de uma nova pesquisa online com jovens adultos entre as idades de 18 e 38 anos que frequentaram a igreja quando eram crianças ou adolescentes



Para muitos dos secularistas que cresceram frequentando a igreja, o fato de hoje terem uma forte fé e prática cristã está relacionado com a qualidade de seu relacionamento com seus pais.

Essa foi uma conclusão tirada a partir de uma nova pesquisa online com jovens adultos entre as idades de 18 e 38 anos que frequentaram a igreja quando eram crianças ou adolescentes. A pesquisa também descobriu que a frequência à igreja e o sistema "Homescholling" ("Escola Doméstica") estavam ligados a crenças mais cristãs fortes adotadas pelos adultos, como acreditar que Jesus é divino e evitar a prática sexual antes do casamento.

Jovens adultos que disseram que seus pais lhes ensinaram "princípios bíblicos" em uma base diária ou semanal durante sua criação eram significativamente mais propensos a dizer que adotaram um comportamento cristão típico quando tornaram-se adultos. Costumes como a prática da oração, o voluntariado, a leitura da Bíblia e frequentar a igreja assiduamente, além de evitar o consumo de pornografia, o uso da maconha, aborto e coabitação.

"Se você tivesse que pedir uma mistura de coisas que em geral estão correlacionados com fortes crenças cristãs, você estaria procurando pela certeza de que a mãe e o pai desenvolveram um relacionamento com seus filhos adolescentes, que eles são participantes regulares uma igreja local, e eles praticam em casa, o discipulado liderado pelo pai", disse Brian Ray, o pesquisador por trás deste e presidente do Instituto de Pesquisa da Educação Doméstica Nacional, em Salem, Oregon. "Eu não quero sugerir que isto é uma fórmula. Só estou dizendo que, estatisticamente, há um certo padrão".

A pesquisa foi um esforço para lançar luz sobre um dos principais problemas reconhecidos pelos evangélicos na América: Muitos secularistas não permanecem na igreja. Americanos com idades em torno de 30 anos ou um pouco mais novos estão menos propensos a valorizar a frequência à igreja do que as gerações anteriores, e 59% dos secularistas que cresceram na igreja a abandonaram, em algum momento, de acordo com o Barna Group. Outra pesquisa concluiu que muitos secularistas têm simplesmente mudado de igrejas, e que apenas 18% a abandonam permanentemente.



Leia também: 







Onde estava DEUS quando os 21 cristãos coptas estavam sendo decapitados?




Os resultados do novo estudo são preliminares e ainda não foram publicados em um jornal. Ray apresentou os resultados na Conferência Gen2, uma cúpula de liderança cristã em Petersburg, Ky, ao final de janeiro.



Anunciado no Facebook, sites, blogs, uma grande igreja evangélica, e uma universidade secular, a pesquisa reuniu respostas de 9.396 participantes entre 2013 e 2014. Apenas os adultos com menos de 39 anos de idade que cresceram frequentando a igreja foram autorizados a participar. Embora este método de participantes do estudo de recrutamento seja considerado "não-aleatório" e possa ser menos preciso do que fazer chamadas telefônicas aleatórias, por exemplo, os pesquisadores às vezes usam o método para compreender as tendências em segmentos menores de uma grande população.

A maioria dos que participaram da pesquisa identificaram a fé de sua infância como protestante ou católica, embora 6% tenham afirmado que cresceram como Mórmons, Testemunhas de Jeová, ou outra religião. Já adultos, mais de 8% agora se identifica como ateus ou agnósticos.

Um grande número de ex-alunos do sistema "Homeschooling" ("Educação Doméstica") responderam à pesquisa. Cerca de 43% dos entrevistados disseram que receberam sua educação escolar em casa por sete anos ou mais. Outros tinham usado o ensino público, cristão, escolas particulares seculares, ou alguma combinação dessas. Ray usou os resultados para comparar as diferenças com base na formação educacional.

Por exemplo, quanto mais tempo uma pessoa gasta em escola pública, o mais provável é que ele ou ela tenha demorado menos tempo questionar sua fé, conduta cristã, se ver insatisfeita com a vida ou discordar das crenças dos pais.

"E estas são as pessoas que frequentaram a igreja quando crianças / adolescentes", disse Ray.

Em comparação com aqueles que principalmente frequentaram a escola pública, alunos de escolas cristãs eram 27% mais propensos a terem fortes crenças cristãs quando adultos. Alunos do sistema de "Educação Doméstica" eram quase três vezes mais propensos que os alunos de escolas públicas a terem fortes crenças cristãs.

(Para os fins da pesquisa, as crenças cristãs incluem aquelas que concordam que a Bíblia é inspirada, Jesus é divino, Jesus ressuscitou dos mortos, as morais absolutas existem e que Deus criou a vida biológica).

A pesquisa também revelou atitudes e comportamentos diferentes dos entrevistados com relação à ética sexual cristã. Entre os estudantes do "Ensino Doméstico", 16% disseram apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 29% daqueles que frequentaram a escola cristã e 33% das pessoas que frequentaram a escola pública disseram apoiar o casamento neste perfil. Talvez surpreendentemente, aqueles que tinham frequentado a escola privada secular foram os mais propensos a apoiar o casamento gay; 46% o fizeram.

O questionário on-line também recolheu informações sobre um problema para o qual existem poucos dados disponíveis: O abuso sexual entre os estudantes do sistema doméstico de educação. A pesquisa perguntou: "Você já foi vítima de abuso sexual antes dos 18 anos?".

Os entrevistados que haviam passado a maior parte de seus anos de escola em escola pública ou escola cristã eram mais do que duas vezes mais propensos a responder "sim" do que aqueles que tinham sido educados em casa por sete anos ou mais.

A pesquisa perguntou sobre a punição corporal na infância. Aqueles que disseram que seus pais os  disciplinavam fisicamente "sob um controle amoroso" eram mais propensos a ter relações fortes com seus pais hoje e manterem a fé cristã, em comparação com aqueles que não receberam nenhum tipo de castigo físico.

com informações de Wolrd News Service

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...