Pastor do século XV faz milagre e vira o brinquedo vendido mais rapidamente do mundo

BERLIM - Nada de videogames, tablets, jogos ou outras modernidades. O brinquedo vendido mais rapidamente da História é alemão, religioso e nasceu no século XV —o teólogo Martinho Lutero, um dos fundadores do protestantismo. A empresa alemã Playmobil lançou uma representação de Lutero na semana passada e, quase 500 anos depois de sua morte, o pastor conseguiu um milagre: todo o estoque foi vendido em 72 horas. O sucesso “misterioso” pegou de surpresa a companhia.

— É a venda mais rápida que já tivemos — afirmou à agência estatal “Deutsche Welle” a porta-voz da Playmobil, Anna Ermann.

Vestido a caráter, o tradicional bonequinho de plástico — sucesso no Brasil nos anos 1980 — carrega uma bíblia escrita em alemão e uma grande pena. Todas as 34 mil peças do pequeno Lutero foram vendidas pela empresa da Baviera. E um novo lote já foi encomendado à fábrica, em Malta.

Segundo o Centro de Turismo de Nuremberg, o brinquedo serve como um “embaixador miniatura da reforma protestante”. Ao menos 95% das peças teriam sido adquiridas na própria Alemanha, mas, segundo o centro, o interesse já chegou ao exterior, com inquisições de fãs espanhóis, italianos e suecos. Pelo Facebook, fãs do pastor já lançaram uma campanha pedindo que ele ganhe, ainda, uma miniatura do castelo de Wartburg. A Playmobil, porém, descartou a hipótese.

O pequeno Lutero da Playmobil é parte das celebrações do 500º aniversário de “95 teses sobre o poder e a eficácia da indulgência”, considerado o pílar da reforma protestante. Na obra, o pastor critica as práticas da Igreja Católica — o que provocou sua excomunhão em 1521.

— A educação pesou. Existe muito interesse em olhar para trás, para nossa História, pais querendo ter certeza que os filhos cresçam sabendo quem ele era e por que teve tanto impacto na maneira como a sociedade europeia evoluiu — avaliou Astid Mühlmann, diretora do departamento do governo alemão responsável pelas celebrações.

Lutero, pastor e professor de Teologia, viveu de 1483 a 1546 e tornou-se o grande mentor da reforma protestante na Alemanha. Ele desafiou a autoridade do Papa católico Leão X e traduziu a bíblia do latim pela primeira vez, num movimento que inspirou outros países. Sua figura, porém, é controversa para muitos historiadores. 

Afinal, em seus últimos anos de vida Lutero mostrou-se radical. Sobretudo quanto a propostas contra os judeus alemães, tendo sido, inclusive, considerado posteriormente um antissemita.

Informações O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...