Jornalista é detida na China por informar sobre a perseguição aos cristãos

Jiang Yannan foi à China para realizar entrevistas acerca da demolição de cruzes das igrejas cristãs

Em 23 de janeiro, autoridades da província chinesa de Zhejiang detiveram e interrogaram uma jornalista de Hong Kong que foi ao país colher mais informações sobre a demolição de cruzes em igrejas na região.

Jiang Yannan, repórter da revista Asiaweek, publicada em língua chinesa, baseada em Hong Kong, disse a uma agência de notícias local que foi detida brevemente em Pingyang, próxima a Wenzhou, cidade conhecida como a "Jerusalém da China" devido à elevada concentração de cristãos.

Ela enfrentou um breve período de detenção em uma delegacia de polícia nas proximidades. “Fui à China a fim de realizar entrevistas acerca da demolição de cruzes [de igrejas cristãs] e pesquisar mais sobre o assunto. Eles não me seguraram por muito tempo.” Apesar disso, ela afirmou que a polícia continuou acompanhando seus movimentos e falou com seus entrevistados desde sua libertação: “Quiseram me impedir de entrevistar as pessoas”, contou Jiang.

"Eu não dei importância para eles, nem prestei muita atenção, mas eles me perguntaram o que eu estava fazendo", disse Jiang. "Eles têm me seguido e incomodado as pessoas que tento entrevistar."

Jiang acrescentou: “Eu colhi uma série de depoimentos nesta viagem, e desta vez as autoridades locais estão muito mais rígidas [com os jornalistas]”.

A jornalista, que havia chegado a Pyongyang em 19 de janeiro, disse em uma entrevista após sua detenção que já tinha saído da província. “Eu não estou em Zhejiang. Deixei a área”, disse ela. "Eles estavam me seguindo o tempo todo”.

Uma nota sobre um desses casos de demolição da cruz de uma igreja na mesma província está publicada na revista da Portas Abertasdeste mês.

Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...