David Miranda Filho pode ser o novo presidente mundial da Igreja Pentecostal Deus é Amor

A morte do missionário David Miranda (1936-2015) marca o início de uma nova era na dinâmica organizacional e doutrinária da Igreja Pentecostal Deus é Amor. 

Recentemente abordamos este fenômeno ao declarar que “a idade avançada de David Miranda e a crescrente necessidade de substituição na presidência mundial da IPDA são fatores que irão pesar em futuras mudanças”. 

Embora não de forma imediata, mas nos próximos anos a denominação fundada em um pequeno salão da Vila Maria, em 1962, e que hoje possui 11 mil filiais e mais de um milhão de membros no Brasil, assumirá uma nova configuração. É uma tendência natural, comum após o falecimento de um fundador. As Assembleias de Deus passaram por algo semelhante após a morte de Daniel Berg, em 1963

Das denominações da segunda onda pentecostal brasileira (Paul Freston, 1995), apenas a Pentecostal Deus é Amor mantém uma estrutura organizacional e doutrinária rigída. A Igreja Casa da Benção, fundada em 1964, em Belo Horizonte, por Oriel de Oliveira, possui características que passam pelo pentecostalismo clássico e o neopentecostalismo, com atuação mais liberal. 

Apesar da rigidez doutrinária, a liberação do acesso à Internet, a abertura aos meios de comunicação impressos e a implantação do curso teológico para obreiros, são sinais de que outras mudanças estão por vir, apesar de não ser possível precisar quando a IPDA passará por mudanças mais profundas. 

No entanto, a morte de David Miranda muda totalmente os rumos da denominação, como preveem estudiosos do pentecostalismo. As Assembleias de Deus levaram pelo menos 27 anos – após a perda de Daniel Berg – para implementar mudanças consideráveis, e a tendência é que a IPDA passará por mudanças semelhantes, não obstante algumas resistências localizadas.

De imediato, a discussão gira em torno do sucessor de David Miranda. Apesar de possuir grande influência e liderança, o Pr. Lourival de Almeida dificilmente conseguirá romper o núcleo duro da família Miranda. Com 53 anos de história, a Igreja Pentecostal Deus é Amor sempre foi liderada por membros da família Miranda, um dos motivos pelos os quais a denominação tem enfrentado resistências e deserções. 

O mais provável é que David Miranda Filho será o próximo presidente mundial da IPDA. Com perfil mais liberal, o novo presidente poderá ser um fator determinante na abertura da denominação. Diferente de seu pai, David Miranda Filho é um entusiasta das redes sociais e tem sido visto em reuniões informais, de forma descontraída e cercado por amigos. 

Não é o perfil desejável por parte do colegiado de obreiros, mas tende a assumir a presidência. A primeira eleição para à presidência poderá ser marcada por uma forte disputa e possíveis deserções.

Gospel Mais

Um comentário:

  1. Oláaaa Josias! Seu blog é muito interessante, parabéns e sucesso neste trabalho. Favor gostaria de entrar em contato com vc via email. damarisdutra300@gmail.com


    Um abraço
    Damaris Dutra
    damarisdutra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...