EI mantém cerca de 300 reféns cristãos na Síria, denuncia ativista

De acordo com a CNN, grupo extremista deverá divulgar vídeo nesta quarta-feira ameaçando matá-los
BEIRUTE — O Estado Islâmico (EI) está mantendo mais cristãos assírios reféns do que havia sido informado inicialmente e planeja divulgar um vídeo nesta quarta-feira ameaçando matá-los, informaram as redes CNN e BBC.

Os assírios foram sequestrados durante uma série de ataques na terça-feira e nesta quarta-feira, em aldeias perto da cidade de Tal Tamer e Tal al-Jazira, na província síria de Hassekeh. Os números totais de assírios capturados chegariam a 285.

Estimativas iniciais colocavam o número de sequestrados entre 70 e 100 pessoas, entre eles mulheres, crianças e idosos. Mas na manhã desta quarta-feira, Osama Edward, fundador da Rede de Direitos Humanos da Assíria, disse à emissora americana que o grupo extremista estava agora com 150 reféns.

Nesta tarde, no entanto, Afram Yakoub, da Federação Assíria da Suécia, informou que fontes em campo garantiram que 285 pessoas estão desaparecidas. Outras mil teriam deixado suas casas para trás, em fuga, com medo do Estado Islâmico.

O vídeo que deve ser divulgado será dirigido ao presidente americano, Barack Obama, e a outros membros da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o EI, segundo Edward.

A última mensagem recebida dos reféns foi um texto de uma das sequestradas para o marido. Ela disse que os sequestradores estavam interrogando os reféns, indagando se as mulheres eram membros de milícias locais.

O ativista teme que os reféns enfrentem o mesmo destino de assírios alvos no Iraque e dos 21 egípcios cristãos decapitados pelo braço do EI na Líbia, há duas semanas

— Talvez eles estejam enfrentando o mesmo destino. É por isso que apelamos a todas as partes do mundo, como os EUA, a Europa, as forças da coalizão. Protejam os assírios, salvem os assírios na Síria — disse Edward à CNN.

A organização ativista "Raqqa está sendo massacrada silenciosamente" informou no Twitter que o EI transferiu reféns assírios para Raqqa, um reduto do Estado Islâmico.

EI CAPTURA 35 LOCALIDADES ASSÍRIAS

Edward informou que cerca de 35 vilas e cidades assírias agora estão sob poder de jihadistas, forçando milhares de famílias a deixarem as suas casas.

Cerca de 600 famílias se refugiaram na Catedral de St. Mary, em Hassakeh, no Nordeste sírio.

O EI atacou numerosos grupos minoritários durante uma ofensiva sangrenta para criar um califado em regiões capturadas na Síria e no Iraque.

por O Globo / Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...