Ansiedade x Comida,saiba como Vencer a Compulsão!

O ato de se alimentar sempre esteve relacionado ao bem-estar. Contudo, comer de forma compulsiva apenas para tentar saciar uma necessidade emocional ou preencher um vazio bem lá no fundo da alma não é a melhor opção. A nutricionista ortomolecular e esportiva Renata Saffioti adverte que, apesar de a comida nos trazer uma sensação de conforto, não é essa sua função para o nosso organismo.

“Com isso, o alimento deixa de apenas nutrir o corpo para também trazer prazer e segurança. Pessoas ansiosas e estressadas comem mais rápido para obter a sensação de preenchimento mais rápido também. No entanto, essa atitude faz que a pessoa coma mais, já que ela não consegue associar a quantidade de comida com a saciedade. 

Além disso, elas têm deficiência de serotonina, ou seja, justamente o hormônio que traz a sensação de bem-estar. E, quando estamos com deficiência dele, o nosso corpo procura outras formas de encontrá-lo e é aí que procuramos os alimentos ricos em açúcar e os carboidratos”, diz.

O problema se torna ainda maior quando a pessoa perde o controle do que come e, com isso, acaba incapaz de frear o consumo durante as refeições, ou seja, ela está sofrendo de compulsão alimentar. Renata ressalta que, quando isso acontece, a ajuda de um especialista é imprescindível.

“A compulsão alimentar deve ser tratada com ajuda de um profissional de nutrição. Ele irá indicar à pessoa os alimentos certos, em horários específicos, bem como ensiná-la o que comer e como comer. Na verdade, a mudança de comportamento e de hábitos devem vir juntas. 

Alguns alimentos, como a banana, o chocolate 70% cacau, o leite e os iogurtes podem ajudar nesse processo. Alguns chás e plantas naturais também podem fazer parte do tratamento. Com a alimentação adequada pode ser evitado até o uso de medicamentos mais fortes”, enfatiza Renata.

Tanto homens quanto as mulheres podem sofrer desse problema, avisa a nutricionista. Ela indica que, para se alcançar qualidade de vida, é preciso, em primeiro lugar, identificar o problema, assumir que precisa de ajuda e, principalmente, buscar esse auxílio.

Confira a seguir algumas dicas da nutricionista e, caso esteja passando por problemas semelhantes, não deixe de colocá-las em prática, pois a sua saúde tem de estar na lista das prioridades.

Coma de três em três horas alimentos que trarão sensação de saciedade, como banana com aveia, leite morno e iogurte com frutas;

Pratique exercícios físicos que tragam sensação de bem- estar. Qualquer atividade ajuda, tudo vai depender da personalidade de cada um. Desde que você goste do que faz, certamente terá bons resultados!

Vamos cuidar do nosso Corpo, pois Ele é o Templo do Espírito Santo!

Pr Claudemir Rodrigues.
AdLondrina

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...