Quem fofoca mais, O homem ou a mulher?

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. Tiago 3:5

“A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” (Provérbios 18:7-8).

Existem pessoas independentes do sexo que tem quase uma compulsão incontrolável por espalhar fofocas. Quantos casamentos foram destruídos por uma fofoca, quantas pessoas que até hoje não se falam por ter seus nomes envolvidos em histórias mal contadas que nunca aconteceu. 

Existem muitas histórias sobre as mulheres por serem as mais mexeriqueiras, pois a tradição antiga mostrava que elas ficavam ociosas durante os dias e então saiam pelas casas de suas vizinhas contando e ouvindo algo. Claro que nem todas agem desta forma, mas ainda nos dias de hoje vemos a prática muito ativa entre algumas.

Paulo escrevendo a Timóteo faz uma exortação sobre o assunto, veja:

“Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem. Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência. Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás”. (1 Timóteo 5.13-15)

Embora os versos acima estejam direcionados as mulheres, elas certamente não são as únicas culpadas de fofocar. Qualquer pessoa pode acabar participando de uma fofoca ao repetir algo escutado em segredo. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e potencial dano que pode resultar. 

“O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto” (Provérbios 11:12-13).

A bíblia condena de forma clara o mexeriqueiro (fofoqueiro).
Tiago 1:19, Salmos 141:3, Gálatas 6:7, Tiago 3:1-12, Levítico 19:16, Provérbios 20:19

Como interromper tais mexericos
Para o fofoqueiro, só pelo fato de escutar o que ele diz, somos também envolvidos em suas fofocas.

No momento que ouvirmos qualquer comentário de pessoas que não estão presente para que se defenda, devemos de imediato mostrar ao fofoqueiro que não concordamos com sua prática. Aquele assunto deve ser estancado de imediato, caso contrário você será incluído na fofoca. 

Já ouviu aquele ditado: Quem cala consente? Para o mexeriqueiro, basta quem está ouvido balançar a cabeça de forma positiva, já é um motivo para que aquele que escutou seja envolvido nas fofocas contadas.

Fica a dica: O mesmo que trás as fofocas é o mesmo que as leva. Aquele que fala mal do outro pra você, é o mesmo que fala de você para o outro. Interrompa no ato.

Conselhos para aqueles que muitas vezes são envolvidos nas fofocas
A Bíblia nos diz que “o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28). Quantas amizades foram destruídas por fofocas? Existem pessoas que sentem o maior prazer em destruir as outras

Investem o tempo todo semeando contendas e discórdias. Devemos estar atentos para não entrar neste mundo dos mexeriqueiros. Às vezes somos tentados a comentar algo que não sabemos o que ocorreu, então falamos, contamos nossos pontos de vistas, nossas “verdades”. Mas como falei, existem dois lados. Não comente o que você não sabe!

Quando fomos convidados a opinar sobre algum assunto, devemos pedir orientação a Deus sobre tais conselhos que daremos. Não entre em um debate se você não for convidado por algum lado. Se for convidado a opinar sobre algo entre duas pessoas, não seja um destruidor, seja um PACIFICADOR. Deus nos levantou para sermos pacificadores, não destruidores. “Bem aventurados são os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de DEUS.” Se és filho de Deus seja Pacificador.

A bíblia condena a fofoca e nos orienta: “não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo” (Levítico 19.16). E nos alerta: “o mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios” (Provérbios 20.19).

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” Tiago 3:2-10
Quem fofoca mais o homem ou a mulher?

Por muito tempo as mulheres levaram a fama de serem fofoqueiras, que adoram falar da vida dos outros e dos problemas alheios. Mas, estudos comprovaram que não é bem assim, e algumas descobertas foram feitas: os homens fofocam ainda mais que as mulheres. Os homens desprendem mais do seu tempo que as mulheres para mexericar a vida alheia.

Se você não acredita nem nas pesquisas, pelo menos com um fator deve se conformar: o homem é tão fofoqueiro quanto à mulher, o que muda são os assuntos. Mas, sem dúvida as mulheres têm a língua mais afiada e ferina que os homens.

Oremos para que Deus nos dê sabedoria e converta nossa língua para usá-la para o bem e não pro mau. Sejamos, pois pacificadores e não destruidores.

Deus nos abençoe ricamente. Acesse nossa coluna no Gospel Prime



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...