Igreja da Inglaterra ordena oficialmente sua primeira bispa

A nova bispa é formada em teologia pela Universidade de Oxford e desde 2007 exerce o bispado de forma indireta, na diocese de Chester.

Nesta segunda-feira, 26/01, Elizabeth Jane Holden Lane (mais conhecida como) Libby Lane foi oficialmente ordenada como a primeira bispa da Igreja da Inglaterra (a primeira de origem anglicana). A cerimônia aconteceu na catedral gótica de York (norte do país).

Elizabeth tem 48 anos, é casada com outro sacerdote e mãe de dois filhos. Ela é a bispa oficialmente nomeada, desde 1534, quando o rei Henry VIII havia fundado a denominação.

Já em 1994, Libby exercia a função de sacerdotisa, mas a nomeação como bispa veio somente após a Igreja da Inglaterra colocar em votação no Conselho, a proposta da nomeação de mulheres à função.

A nova bispa é formada em teologia pela Universidade de Oxford e desde 2007 exerce o bispado de forma indireta, na diocese de Chester.

Apesar de ser a primeira bispa da Igreja da Inglaterra, Elizabeth não é a primeira bispa da Igreja Anglicana de forma geral. No País de Gales, Estados unidos, Austrália, Canadá e na Suazilândia já era possível encontrar mulheres exercendo a função, oficialmente nomeadas por suas denominações.

A emenda que possibilitou a ordenação na Igreja da Inglaterra foi nomeada como "Canon 33" e estabelece que "tanto um homem como uma mulher podem consagrar-se à função de bispo(a)".

"Trata-se de saber se a Igreja acredita que os homens e as mulheres foram feitos iguais à imagem e semelhança de Deus, e será um símbolo muito poderoso", disse Miranda Threlfall-Holmes, integrante da organização WATCH. O grupo é conhecido por defender a igualdade de sexos na Igreja.

Fonte: Guiame, com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...