Aécio Neves muda o tom e avalia possibilidade de PSDB apoiar impeachment de Dilma Rousseff

Se em março o senador Aécio Neves (PSDB - MG) disse que impeachment "não estava na agenda do PSDB", agora o discurso do presidente da legenda é que “impeachment não é palavra proibida.”

A mudança de tom veio após a denúncia da Folha de S.Paulo de que a CGU (Controladoria Geral da União) postergou a abertura de processo de investigação envolvendo pagamento de propina da SBM Offshore à Petrobras para depois da releição de Dilma Rousseff para que isso não prejudicasse a atual presidente durante a disputa eleitoral.

O tucano também se manifestou nas redes:


Aécio Neves
Político · 4.707.788 curtidas
 · 20 h · 
Por iniciativa do vice-presidente da CPI, deputado Antonio Imbassahy, em colaboração com o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, uma comissão especial suprapartidária irá a Londres ouvir o ex-diretor da empresa SBM Offshore, que acusa a Controladoria-Geral da União (CGU) de ter abafado uma denúncia de pagamento de US$ 139 milhões em propinas por meio de contratos da Petrobras para favorecer a candidatura da presidente Dilma Rousseff. O fato é extremamente grave e se for comprovado indicará que a CGU cometeu crime de prevaricação por ter omitido da sociedade brasileira uma séria denúncia contra o governo em plena campanha eleitoral. - Aécio Neves


Segundo a Época, o pronunciamento ocorreu após um encontro com a bancada do PSDB da Câmara dos Deputados, em que todos os membros votaram a favor de o partido abrir processo de cassação da presidente Dilma Rousseff.

Inúmeros são os fatos. Teve Correios, o TCU, através do relatório do procurador do Ministério Público do TCU anuncia. E agora essa denúncia de hoje, que é de extrema gravidade. 

A CGU é acusada de ter prevaricado e, amanhã, a CPI vai criar um grupo, nós vamos apresentar um requerimento, um grupo de cinco parlamentares que vai a Londres ouvir esse representante da empresa que disse que em agosto já tinha entregue todos os documentos à CGU, que resolveu abrir a investigação só em novembro, depois das eleições. 

E sem que qualquer outro documento, qualquer outro fato novo ocorresse nesse período. Isso é extremamente grave, é a demonstração clara da utilização permanente do Estado a serviço de um projeto de poder, que não é mais nem um projeto de país.

[...] [O impeachment] Não é ainda a posição do PSDB, mas nós temos a obrigação de avaliar todas as alternativas e o impeachment, como já disse antes,não é uma palavra proibida. Impeachment não é golpe, impeachment é uma previsão constitucional. 

Não existem ainda claramente apresentados ou caracterizados esses crimes, mas isso não quer dizer que eles não possam ser caracterizados em um futuro próximo.

Brasil Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...