Membros da ONU choram com vídeo de três crianças vítimas de ataque com cloro na Síria

Bombardeio ocorreu em 16 de março na cidade de Sarmin, no Noroeste do país
BRUXELAS — Membros do Conselho de Segurança da ONU caíram em lágrimas depois de assistirem a um vídeo de um aparente ataque com gás cloro no Noroeste da Síria no mês passado. As imagens mostram as tentativas frustradas de médicos para reanimarem três crianças — todas com menos de quatro anos.

O bombardeio ocorreu em 16 de março na cidade síria de Sarmin, na província de Idlib. Os pais e avó das crianças também foram mortos durante a investida, segundo o médico Mohamed Tennari, diretor do hospital para onde a família foi levada.

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Samantha Power, afirmou que é necessário descobrir quem são os responsáveis pelo ataque, mas observou que tudo indica que foi perpetrado por helicópteros e “só o regime de (Bashar) Assad tem helicópteros”.

Na quinta-feira, os Estados Unidos organizaram um encontro informal com médicos sírios no qual, além de Tennari, estavam presentes o presidente da Sociedade Americana de Medicina na Síria, Zaher Sahloul, e um sobrevivente de um ataque com gás cloro perto de Damasco, em agosto de 2013.

— Os responsáveis por estes ataques devem responder — afirmou a embaixadora americana, acrescentando que o encontro foi muito emotivo. — Se houve alguém que não chorou na sala, eu não vi.

Zaher Sahloul disse que os delegados da ONU ficaram impactados com o que viram.

— Alguns deles estavam chorando. É evidente que eles foram afetados por aquilo que viram nos vídeos e o que ouviram — relatou.

O embaixador da Nova Zelândia na ONU, Jim McLay, cobrou ação:

— Se não agirmos, pensarão que se pode fazer essas coisas com a impunidade — disse.

O ataque contra Sarmin ocorreu dez dias após o Conselho de Segurança da ONU condenar o uso de gás cloro na Síria. Tanto o governo de Assad como a oposição síria negam haver usado este tipo de arma química.

OGlobo/Agencias Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...