Evangélicos são eleitores-chave nas eleições de 2012 no Brasil

Com o crescimento dos evangélicos no Brasil, revelado pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, políticos já começam suas estratégias para alcançar essa parcela da população para ganhar as eleições de 2012.

Desde 2000, o Brasil viu a população evangélica crescer em 16 milhões, chegando a 42,3 milhões de pessoas em 2010. Os candidatos a prefeito e vereador para esta eleição terão, assim, o desafio de conquistar esse eleitor evangélico.

Segundo a Veja, algumas igrejas já se posicionaram com relação ao seu candidato à prefeito, em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Em São Paulo, a Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB) deve repetir o apoio a José Serra.

“No estado de São Paulo, somos cerca de 8 mil pastores. Trabalharemos a conscientização do eleitor, mostrando o que é melhor, onde há maiores identificações. Tudo com muita cautela”, afirmou o presidente político do CGADB, pastor Lelis Washington Marinho, de acordo com a mesma publicação.

Já a Igreja Universal do Reino de Deus reunirá seus fiéis a apoiar o candidato Celso Russomano do PRB, partido do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, integrante da IURD.

No Rio de Janeiro, a IURD, juntamente com Marcelo Crivella e o deputado estadual Marcos Soares, filho de RR Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, devem apoiar o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Em campanhas eleitorais em São Paulo e Rio de Janeiro, já entraram pautas relacionadas à família e valores cristãos, como o
aborto, a legalização da maconha e a questão homossexual.

O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que se aliaram, informaram que terão como ponto fundamental da aliança DEM-PR os “valores da família”. A coligação DEM-PR irá tentar evitar a reeleição de Paes.

"Nossos princípios são nossos alicerces: os valores da família, valores cristãos e o compromisso com a democracia e o estado de direito", discursou Cesar no encontro que lançou a coligação em março. "Vamos firmar valores conservadores. Não vamos dizer que os outros não têm valores cristãos, cabe a eles dizerem quais são os valores deles. Nós vamos firmar nossa posição."

O candidato Rodrigo Maia (DEM), que encabeça a candidatura a prefeito no Rio, é católico e afirmou que seu partido é conservador e tem como vice Clarisse Garotinho, que é evangélica.

Paes também tentou agir no lado das temáticas religiosas. O atual prefeito ofereceu este ano seu apoio para realizar a Marcha para Jesus em abril, que segundo ele seria “a maior Marcha para Jesus de todos os tempos”. Por outro lado, Paes é conhecido por apiar amplamente a comunidade gay, incentivando a realização de marchas ao longo do ano.

As eleições municipais acontecerão em 7 e 28 de outubro.

CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...