Justa Medida


Desde a Reforma protestante, até os dias atuais, o Cristianismo de cunho protestante têm se dividido em diversas denominações, no Brasil, a termos de estudo, o protestantismo é dividido em três grupos, quais sejam: Protestantes Históricos, dos quais fazem parte, por exemplo, os batistas, metodistas, presbiterianos, etc.
 
O segundo grupo são os pentecostais: Assembléia de Deus, Deus é Amor, Igreja do Evangelho Quadrangular, etc. E por fim o terceiro grupo são os Neopentecostais: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Renascer em Cristo, Igreja Mundial do Poder de Deus, etc.

Cada um desses três ramos traz enfoques diferenciados, os tradicionais na pregação e estudo da palavra, os pentecostais, no batismo com Espírito Santo, nos dons Espirituais e os neopentecostais, no exorcismo e na teologia da prosperidade.

Minha intenção com este artigo, não é levantar questões ministeriais, denominacionais, mas sim construir um debate, reflexão sadias acerca de uma problemática. Quando damos muita ênfase à palavra, matamos o Espiritual (Manifestações sobrenaturais de Deus), ou se dermos muita ênfase ao Espiritual, nos esqueceremos da Palavra?

Amados, creio eu, que devemos ter como diz o Titulo deste artigo a Justa Medida, ou seja, nos equilibramos, não podemos ser totalmente Espirituais afinal “Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Rm 10:17) nossa fé vem pela pregação da Palavra, e devemos pregá-la segundo a Comissão do Senhor, por tanto, nos últimos meses, tenho vivido dessa forma, pela palavra, não me levando por emoções, mas buscando o Senhor e o que necessito dEle, pela sua palavra que é “viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4:12) , mas tenho um chamado profético em minha vida, dessa forma, estive conversando com o Senhor e indagando, “Senhor, por acaso tenho matado meu Ministério Profético?”

Afinal tenho sido racional, mas creio que Deus quer que sejamos equilibrados nisso, nem espirituais e nem racionais demasiadamente, afinal “…a letra mata, mas o Espírito vivifica.” (2 Co. 3:6b) e é o Espírito Santo que nos convence, do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), dessa forma, creio que a vontade de nosso Deus é que nos alimentemos da Palavra diariamente pois a palavra do Senhor permanece para sempre, e que sejamos sensíveis ao Espírito Santo e às suas manifestações, afinal, é Ele quem nos capacita e nos dá poder para realizarmos a obra do Senhor.

Em suma “É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos.” (Ec 7:18)

Deus Abençoe a todos!
Por Vinicius Freire Pereira
Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...