Especialista afirma que aeronave onde estava filho de governador de SP “caiu como um tijolo”

"Falha em pá explicaria queda  de helicóptero"
São Paulo. Uma falha em uma das pás do helicóptero pode ajudar a explicar o acidente que matou o filho caçula do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Rodrigues Alckmin, 31, e mais quatro pessoas, anteontem, em Carapicuíba, na região metropolitana da capital paulista. Para pilotos e especialistas em aviação, a perda total ou até mesmo parcial de uma das pás que sustentam o helicóptero é o pior dano que pode ocorrer durante um voo. 

O defeito também poderia a ajudar a entender o motivo pelo qual o helicóptero caiu subitamente. As imagens do momento da queda foram captadas por uma câmera de monitoramento da região. 

“Se fosse algum outro defeito, como uma falha de motor, o helicóptero ainda teria o mínimo de sustentação para pousar com relativo controle. O que se vê não é isso. Pelas imagens, o helicóptero caiu como um tijolo, sem sustentação nenhuma”, explicou Carlos Camanho, analista de segurança de voo.

As imagens do acidente ainda sugerem um objeto caindo logo após o helicóptero. Segundo especialistas, o objeto pode ser parte da pá solta. O objeto foi localizado quebrado próximo ao local do acidente, um condomínio de casas numa área nobre de Carapicuíba. 

O helicóptero estava registrado em nome da Seripatri Participações, do empresário José Seripieri Junior, também dono da empresa Qualicorp, que administra planos de saúde coletivos. Além de Thomaz, morreram o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, 53, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, 42, Erick Martinho, 36 e Leandro Souza, 34. 

Carlos e Paulo eram funcionários da Seripatri, enquanto Erick e Leandro trabalhavam para a Helipark, empresa de manutenção de aeronaves. Segundo a Seripatri, o piloto tinha mais de 30 anos de experiência. Todos foram enterrados ontem.

O corpo de Thomaz foi enterrado ontem às 19h03 em Pindamonhangaba (a 152 km de São Paulo), terra natal dele e do pai. O sepultamento foi realizado sob muita comoção. Segundo a Polícia Militar, cerca de 1.500 pessoas compareceram, entre elas vários políticos e amigos do governador. O enterro ocorreu após uma oração coletiva no jazigo da família, onde também já haviam sido sepultados os avós paternos e a babá do governador, Tereza Faria Santos. 

Segundo relatos de presentes, a primeira-dama, Lu Alckmin, manteve um terço na mão durante todo o velório. O governador, a mulher e os dois irmãos de Thomaz deixaram o cemitério em uma van logo após o enterro. Thomaz era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato e deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra recém-nascida.

informações do portal Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...