Missionário se recusa a deixar comando de hospital no Iraque: "Deus está trabalhando"


O missionário ressalta que os iraquianos precisam de muita ajuda. (Foto: Reuters).



Durante sete anos bastante tumultuados, Matthew Nowery foi sustentado por sua incrível fé, enquanto trabalhava na organização cristã Samaritan's Purse, no norte do Iraque. Ele que antes atuava para curar o terrível dano causado pelo Estado Islâmico, desde que invadiram Mosul em 2014, agora foi promovido para diretor nacional do projeto no Iraque. Atualmente, Matthew vive em Erbil com sua esposa, Sarah e seus filhos, Ezra e Macy.

Não é uma vida fácil. Matthew, que se juntou à organização em 2005 e passou cinco anos trabalhando com a Igreja perseguida no Sudão, pesquisando e documentando as atrocidades cometidas contra os cristãos pelo governo do norte, diz agora que se apaixonou pelo povo iraquiano. "Embora não entendamos por que essa mágoa aconteceu, sabemos que Jesus os conhece e os ama. É difícil. É um lugar extremamente difícil de trabalhar”, compartilhou.

Seria bem difícil de imaginar como Matthew teria sobrevivido no trabalho sem sua fé inspiradora. "Nossa família está envolvida com o povo do Iraque há quase oito anos, e temos visto que o que Jesus faz neste país é sem precedentes. Temos visto a mão de Deus trabalhar de forma inexplicável. Embora seja difícil, somos chamados e Deus está nos permitindo o privilégio de ser luz aqui. É um lugar extremamente difícil de trabalhar, mas vou dizer que os pontos positivos ultrapassam os negativos”, contou.

Comprometidos
“Minha esposa e eu não trocamos isso por nada. Estamos comprometidos em permanecer e ajudar enquanto Deus nos permitir". Apesar de Mosul ter sido liberto das forças do Estado Islâmico, segundo os oficiais do Iraque, a região permanece em estado de desespero. "Haverá um pensamento de que agora que Mosul foi declarado livre e que a guerra acabou, as pessoas vão voltar sua atenção para outro foco. Eu só quero lembrar a todos que os iraquianos precisam da nossa ajuda agora mais do que nunca", diz o missionário.

"Muitos, se não a maioria dos cristãos, não podem voltar para casa, porque suas casas não estão lá, e seria uma tragédia se afastar. Quero, por favor, lembrar a todos o quão importante é esse trabalho agora", alertou.

Cerca de 80 mil refugiados cristãos iraquianos fugiram de Mosul e da planície de Nínive sob ameaça de conversão ou execução forçada, quando os cristãos iraquianos foram expulsos de suas casas pelo avanço do Estado Islâmico no verão de 2014. Agora, o governo do Iraque declarou Mosul livre do grupo terrorista, mas, como Matthew explicou por telefone para o site Christian Today, no terreno "ainda há ataques aéreos do EI" causando grandes danos.

Após passar anos trabalhando para a Samaritan's Purse, Matthew foi promovido para diretor da organização no norte do Iraque. (Foto: Reprodução).

Trabalho missionário
Uma das principais iniciativas que a Samaritan's Purse está fazendo é o Hospital de Emergência que fica cerca de 10 quilômetros de Mosul. O hospital tornou-se o centro médico mais próximo das linhas de frente dos esforços da coalizão para remover o Estado Islâmico de sua fortaleza iraquiana. Desde janeiro, quando a equipe abriu, 2.392 pacientes foram tratados e já foram realizadas mais de 1.200 grandes cirurgias. As equipes da Samaritan's Purse também estão lutando contra a desnutrição nos campos, selecionando crianças de seis meses a cinco anos, fornecendo suplementos alimentares e ensinando as mães a preparar alimentos. Estas são apenas duas das várias formas em que a instituição de caridade internacional, dirigida por Franklin Graham, continua a ajudar as famílias deslocadas ou feridas pela guerra por Mosul.

"Centenas de vidas foram salvas neste hospital. Mas a situação no terreno aqui permanece desesperada", disse ele. "Vivemos e trabalhamos em um lugar difícil. Você acorda e vai dormir com o som de tiroteio, mas estamos protegidos pela nossa segurança que está aqui. Não há um incidente específico que tenha me deixado com medo, mas estamos perto de uma zona de guerra e ouvimos a guerra acontecendo atrás de nós e sabemos o que as pessoas estão passando nessas áreas", pontuou.

Um dos principais objetivos da Samaritan's Purse no Iraque agora é ajudar os cristãos que estão retornando e querem permanecer no Iraque. "Nós vamos começar com as casas. A maioria delas foi bombardeada. Servimos esses cristãos desde que eles foram deslocados em agosto de 2015 e acreditamos que é muito importante que andemos agora com eles", explica.

Finalmente, Matthew pede orações. "Eu peço a todos que orem. É um país perigoso. Há uma série de restos da guerra por aí. É tão importante que eles compreendam que Jesus os ama, Ele os conhece e cuida. Peço orações para que possamos ter um espírito de encorajamento, de modo a honrá-los e honrar a Cristo sempre", finalizou.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...